Ministério da Integração Nacional promove curso de capacitação em gestão de desastres


Brasília-DF, 14/03/2014 – A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovem o ‘Curso de Capacitação em Gestão de Desastres e Ações de Recuperação’ para as cinco regiões do país.
Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 23 de março, no endereço eletrônico: http://labgestao.ufsc.br/portal/gestaodedesastres/. Os alunos que concluírem o curso receberão certificado emitido pela UFSC.
A ênfase são os municípios prioritários para ação do governo federal na prevenção, inundações e deslizamentos. Este curso está dentro do plano de formação continuada em Defesa Civil, que foi elaborado para organizar e sistematizar o processo de capacitação e formação básica em Proteção e Defesa Civil e está sendo implementado em todo o território nacional, desde 2012.
O curso Gestão de Desastres e Ações de Recuperação é gratuito, tem carga horária de 30 horas e será realizado em ambiente virtual. Vai enfatizar as ações de planejamento para enfrentar eventos adversos, com ênfase nos planos de contingência, nas ações de socorro, de assistência, de reabilitação de processos e de comunicação.
O número de vagas foi limitado em até 1.500, caso haja excedente de inscritos, terão prioridade os gestores e técnicos em proteção de defesa civil dos municípios e estados prioritários. A redução de riscos de desastres está entre os temas prioritários na atualidade. De acordo com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), do Ministério da Integração Nacional, é fundamental que o país desenvolva uma atuação efetiva na resposta aos desastres, possibilitando que a reconstrução das comunidades viabilize cidades mais seguras e humanas.
 


Comentários