Unidades de Saúde realizam testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites

 
As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e o Núcleo Central da Saúde passam, a partir de agora, a realizar testes rápidos periodicamente para doenças como HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.

O grande benefício do teste se dá ao fato de o diagnóstico ser imediato, sem a necessidade de o paciente precisar esperar pelo resultado como era feito com os exames de sangue. Em 15 minutos pode-se ter o resultado para HIV, Sífilis e Hepatite C e, em 30 minutos, o teste de Hepatite B.

"Essas doenças são transmitidas pela prática de sexo sem o uso de preservativo e, no caso das hepatites, também pelo uso de alicates de unha coletivos, barbeadores compartilhados, tatuagens e piercings. Usuários de drogas também correm o risco da transmissão dessas doenças devido ao compartilhamento de agulhas e os acessórios para o uso das drogas", informou a coordenadora PM DST/AIDS, Vanessa Ferreira Martins Aparício.

Todas as enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde e Núcleo Central de Saúde passaram por um treinamento no ano de 2013 que abordou a prática e o aconselhamento dos testes rápidos.

"Os testes sendo realizados nas UBS e no Núcleo Central e isso facilita muito a procura pelos pacientes que moram nas áreas de abrangências destas unidades", frisou a enfermeira.

De acordo com a secretária de Saúde, Nilva Gomes, e a chefe de gabinete da pasta, Celma Crepaldi, "através desta mobilização, com orientação e prevenção, certamente vamos conseguir reduzir consideravelmente o número dessas doenças sexualmente transmissíveis. Nosso objetivo também é mostrar que, com o tratamento adequado, as condições de sobrevida do paciente hoje em dia são grandes, o que devemos é deixar o preconceito de lado, buscar ajuda, e realizar precocemente exames. As unidades de saúde estarão sempre de portas abertas para atender a população".

Os exames também podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas no SAI/CTA - Serviço de Atendimento de Infectologia / Centro de Testagem e Aconselhamento, na rua 7 esquina com a rua França.

Comentários