Depressão: doença de todos tempos

Flávio Rodrigo Masson Carvalho

A depressão é uma doença tão antiga quanto o homem. Encontramos homens deprimidos em todas as épocas da história.

Dentre os personagens bíblicos, Jó é o exemplo mais clássico. Possuindo esposa, filhos e empregados, bem como amigos e respeitabilidade, e muitos bens materiais, como, bois, jumentos, ovelhas, camelos, numa certa quadra de sua existência, perdeu-os praticamente a todos.

Além de toda essa perda ( que pode ser uma das causas da depressão ), Jó enfrentou adversidades, enfermidades e incontáveis aflições. Jó caiu em profunda depressão, amaldiçoando a vida e desejando a morte, sintomas estes muito comuns aos portadores de tal enfermidade.

No livro de Jó, versículos 20 a 22 ele exclama: por que se dá a luz ao miserável, e vida aos amargurados de ânimo, que esperam a morte, e ela não vem: e cavam em procura dela mais do que de tesouros ocultos; que de alegria saltam, e exultam, achando a sepultura ?

Dentre os apóstolos de Jesus, Pedro e Judas Iscariotes também tinham um comportamento tipicamente depressivo.

A depressão é uma doença de todos os tempos, e está presente nos dias atuais, podendo-se afirmar que muitos são os depressivos célebres e somam-se, aos milhões, os doentes que jazem no anonimato. Muitos afirmam ser a depressão a doença do século.

Características do deprimido:

Aparência triste e abatida; Os movimentos se tornam mais lentos, diminui a gesticulação que acompanha a fala e o andar; A pessoa fala pouco e o tom de voz é baixo; tem poucos assuntos para conversar; Preocupações constantes com doenças físicas; Perda ou ganho significativo de peso; aumento ou diminuição de apetite; A pessoa passa muitas horas por dia sentada ou deitada; Redução marcante de interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades a maior parte do dia, quase todos os dias.

O deprimido não reconhece que está deprimido A pessoa não tem capacidade de recuperar sozinha as atividades normais, dai a importância do apoio e da compreensão da família, dos amigos, do apoio do profissional especializado; Insônia ou hipersônia; Fadiga ou perda de energia quase todos os dias; Sensações de desvalorização ou culpa excessiva ou inadequda, exagerada; Diminuição da capacidade de pensar ou de se concentrar, indecisão quase todos os dias; Vontade de morrer ( pensamento de morte – suicídio ).

Para caracterizar-se depressão patológica, estes sintomas aqui mencionados devem perdurar por pelo menos algumas semanas. Deve se sempre verificar se os sinais observados não são reflexos de doenças orgânicas.

De qualquer maneira, os sinais relacionados são um sério indício de depressão já instalada ou em vias de instalar-se.

( fonte de pesquisa: livro: Depressão: causas, conseqüências e tratamento – autor: Izaias Claro – Editora O Clarim ). Flávio Rodrigo Masson Carvalho E-mail: equilibriumtc@hotmail.com

Comentários