ESTELIONATOS APLICADOS POR TELEFONE



A Polícia Militar de São José do Rio Preto constatou que nos últimos dias várias foram os atendimentos via 190 de pessoas que receberam ligação noticiando que um familiar foi seqüestrado e que, para sua libertação, teria que efetuar transferência bancária ou realizar compras de cartões telefônicos.
A Polícia Militar esclarece que, na grande maioria das vezes, tais ligações se tratam de golpes aplicados por criminosos, muitas de dentro das prisões. Importante esclarecer que os criminosos podem obter dados a respeito de sua família (nome do cônjuge, filhos, pai, mãe, etc..) através de uma ligação e, em uma outra ligação, eles identificam-se como bandidos que seqüestraram seu familiar
Na grande maioria das vezes tais afirmações são falsas. Desta forma, procure entrar em contato com o familiar que o criminoso diz ter seqüestrado antes de cumprir as exigências dele, procurando saber se o familiar está bem, onde se encontra, confrontando com o que foi falado pelos estelionatários.
Geralmente o criminoso aplica o golpe deixando a vítima extremamente nervosa, fazendo-o de tal forma que tenta impedir que a vítima realize outro contato a fim de verificar a real situação do suposto seqüestrado. Desta forma, é importante que a vítima tenha calma neste momento.
Importante também é que as pessoas JAMAIS devem informar a estranhos e desconhecidos o nome de pessoas da família, veículos que possuem, onde trabalham, endereços, etc. Quando fornecemos estas informações aos criminosos, eles as utilizaram para dar veracidade ao golpe que está sendo aplicado

Comentários