Promoção Social participa de seminário sobre BPC na Escola em Águas de Lindóia (SP)


 Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social participaram no dia 05 e 06 de dezembro, em Águas de Lindóia, do Seminário de Formação dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Estaduais do Programa Benefício de Prestação Continuada - BPC na Escola, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

A secretária municipal da pasta Maria José Leite, foi acompanhada da técnica do órgão gestor Daniela C. M. Nunes, da coordenadora e da técnica do Centro de Referência Social (CRAS) Maria Aparecida Pietrobom Martha e Lislaine Colombo Chiaparini, respectivamente, e puderam participar de diversas palestras sobre o tema.

O objetivo do seminário foi capacitar e orientar os gestores locais de promoção social sobre o BPC na Escola, e contou com a palestra da Assessora Técnica de Gabinete da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Rosa Elisa Berton Federici, que abordou o tema "O BPC – as ações intersetoriais e a gestão integrada dos serviços e benefícios no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas)"; da diretora do Centro de Atendimento Especializado (Caesp), ligado à Secretaria do Estado de Educação, Neusa Souza dos Santos Rocca, abordando o tema "Educação Inclusiva"; e do Coordenador de Programas da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luiz Carlos Lopes, ao falar sobre o "Programa de Prevenção e Combate a Violência", dentre outras.

 
Para Maria José Leite, o evento foi muito proveitoso para os gestores conhecerem um pouco sobre as políticas sociais de inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. "Precisamos cada vez mais incentivar as crianças, adolescentes e jovens com algum tipo de necessidade especial ou com mobilidade reduzida, a participarem e conhecerem as políticas públicas que foram feitas para elas, para que assim, a sociedade e o poder público exerça o seu papel de contribuir para o desenvolvimento deles", disse ela.

O BPC na escola – O Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência Beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – Programa BPC na Escola, prioritariamente, na faixa etária de 0 a 18 anos, constitui um Programa Interministerial, sob responsabilidade dos Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, da Saúde e Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. O Programa se organiza por meio da articulação entre o Grupo Gestor Interministerial, Grupo Gestor Estadual, Grupo Gestor Distrital e Grupo Gestor Local. O Programa BPC na Escola contempla intervenções com vistas a identificação de barreiras de acesso à educação regular. A principal delas é a aplicação de um Questionário especifico, com este fim. Para que isso ocorra os técnicos dos municípios responsáveis pela aplicação do Questionário precisam ser capacitados.

Comentários