Hipertensos e diabéticos do grupo “Viva com saúde” fazem atividade física

O grupo de atividade física "Viva com saúde" é composto por integrantes que apresentam problemas de saúde como hipertensão, diabetes, colesterol e triglicerídeos onde a fisioterapeuta Márcia e os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Nasf, nutricionista Carolina, psicólogo Manuel e a terapeuta ocupacional Naiara, se reúnem com este grupo todas as segundas e quartas-feiras as 07:00 horas no centro comunitário. Estes pacientes chegam até a equipe por meio de indicação e orientação médica das Unidades de Saúde ESF’s.

Antes de iniciar as atividades profissionais da enfermagem afere a pressão arterial dos integrantes para que realizem com segurança exercícios de aquecimento, alongamento, fortalecimento muscular e técnicas de respiração, também são realizadas caminhadas e exercícios na academia ao ar livre.

O grupo que teve início em abril deste ano vem apresentando resultados satisfatórios onde é possível notar melhora no condicionamento físico, cuidados pessoais, melhora da autoestima, melhora do humor, conscientização sobre a importância de mudanças de hábitos de vida e controle da hipertensão arterial.

Grupo de gestantes "Amar e cuidar"

Neste mês de novembro, o NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf, deu encerramento ao segundo grupo de gestante "Amar é Cuidar" que promoveu encontros semanalmente no decorrer de três meses, com as gestantes inscritas no Programa do Pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde do município de Urânia. Cada encontro contava com a participação e colaboração de profissionais da saúde de diversas áreas, levando orientação sobre o momento que estão vivendo e promovendo trocas de experiências.

Os temas abordados foram: Apoio as gestantes: cuidados oferecidos pela Rede de Saúde do Município; órgão reprodutor e formação do bebê; A importância do pré-natal; depressão pós-parto: cuidados emocionais; alimentação da mãe e do bebe; saúde bucal da mãe e do bebê; exercícios para gestante e bebê; preparo do seio para a amamentação; tipos de parto; banho e umbigo e autoestima e os papéis desempenhados pela mulher e o brincar como mediador: brinquedos e brincadeiras.

Assuntos os quais são de grande importância para garantir a gestante confiança, conhecimento e tranquilidade no período gestacional e puerpério.

No final do curso as gestantes foram presenteadas com um kit composto por produtos para o bebê, houve a confraternização e reflexão com a leitura de textos sobre ser mãe.

Grupo de Mulheres "Melhor Viver"

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, acolhe desde o 1º semestre deste ano, o grupo de mulheres "Melhor Viver" que é composto por mulheres acima de 50 anos de idade. Neste os profissionais do NASF atuam em diferentes pontos de estratégia.

O objetivo do grupo é criar momentos de bem estar biopsicossocial abordando assuntos que promovam a saúde integral com momentos de descontração, aprendizagem, fortalecimento de vínculos, dinâmicas motivacionais de auto cuidado, atividades terapêuticas, palestras educativas, orientações sobre saúde abordando assuntos que promovam prevenção e cuidados. Também são trabalhados de forma lúdica e recreativas atividades expressivas e reflexivas que enfatizam um bom condicionamento de autoestima, memória, concentração, socialização e trabalho em equipe.

O NASF vem desenvolvendo ações de promoção e prevenção de saúde integrando os profissionais das Unidades de Saúde ESF I, II e III que, participam do grupo levando mais informações as mulheres de acordo com a sua área de formação.
Ao final de cada encontro é servido um lanche aos participantes do grupo.

Comentários