Dom Demétrio Valentini recebe prêmio Alceu Amoroso Lima de Direitos Humanos



O bispo de Jales, dom Luiz Demétrio Valentini, recebe nessa quarta-feira, 11 de dezembro, o prêmio Alceu Amoroso Lima de Direitos Humanos 2013, concedido pelo Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade de Petrópolis e pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro.
O prêmio é um reconhecimento ao trabalho de dom Demétrio na Cáritas Brasileira e nas Pastorais Sociais da CNBB, pelo seu empenho em favor da justiça e dos direitos humanos. De acordo com carta enviada a D. Demétrio pelo Padre José Oscar Beozzo, seu nome foi indicado e aprovado por unanimidade por "sua ação pastoral dentro da Igreja, que apoia e incentiva a participação dos leigos e leigas; sua atuação no campo social à frente do setor da Pastoral Social da CNBB e da Caritas Nacional, com o excepcional alcance e mobilização das Semanas Sociais Brasileiras e, enfim, na esfera Política, no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo brasileiro. D. Demétrio foi lembrado ainda por sua defesa do III Plano Nacional dos Direitos Humanos e ainda seu corajoso contributo nas Conferências Gerais do Episcopado Latino-americano em Santo Domingo e Aparecida e no Sínodo da América em Roma.
Na mesma sessão, o jesuíta italiano, padre Paolo Dal’Olio, receberá menção honrosa. O sacerdote construiu um mosteiro na Síria como um espaço de diálogo entre cristãos e muçulmanos pela mútua compreensão e pela paz. Entretanto, foi sequestrado por grupos rebeldes sírios.
Ainda, durante o evento, será lançado o livro "Vigília e Compromisso". Trata-se de memórias da autora Marina Bandeira, que esteve à frente do Movimento de Educação de Base e, por mais de vinte anos, foi secretária adjunta da Comissão Brasileira Justiça e Paz.

Comentários