África do Sul

Reginaldo Villazón
 
 
A República da África do Sul situa-se no extremo sul do continente africano. Fica na altura geográfica da região sul do Brasil (Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), da qual se separa por 6.500 Km de Oceano Atlântico. O país está na fronteira de dois grandes oceanos. Seu litoral Oeste, de frente para o Brasil, é banhado pelo Oceano Atlântico. Seu litoral Leste, de frente para a Austrália, pelo Oceano Índico.

Por esta situação, a região foi importante na época das grandes navegações. Em 1488, o navegador português Bartolomeu Dias dobrou pela primeira vez o Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, e contornou o litoral até chegar ao Oceano Índico. Mais tarde (1447), outro navegador português, Vasco da Gama, seguiu o mesmo caminho e realizou a primeira viagem marítima à Índia, inaugurando a importante rota comercial.

 
A África do Sul é um país respeitável. Seu território corresponde à soma de três países europeus (França, Alemanha e Portugal). Sua população de 51 milhões de habitantes corresponde a 80% da população da França. Possui 11 idiomas oficiais (inglês, africâner, zulu e outros). Tem três capitais: Cidade do Cabo (legislativa), Pretória (executiva) e Bloemfontein (judiciária). Está entre as 50 maiores economias do mundo. Tem cinco ganhadores de Prêmio Nobel: três da Paz e dois de Literatura.

É um país fascinante. Em seus sítios arqueológicos foram encontrados fósseis de hominídeos Australopithecus com milhões de anos. Ao longo da história, seus habitantes – formados por diversas culturas tribais – deixaram suas marcas na paisagem. A partir das viagens de Bartolomeu Dias e Vasco da Gama, a região virou ponto de reabastecimento de navegadores europeus. Por volta de 1650, os povos nativos viram chegar colonos europeus para se estabelecerem no lugar, especialmente holandeses e ingleses.

De 1948 a 1994, o regime político de segregação racial chamado "apartheid" (separação) foi adotado oficialmente pela minoria branca que dominou o país contra a maioria dos habitantes. Os negros perderam os direitos de cidadão, foram obrigados a se fixar em áreas residenciais separadas dos brancos, foram submetidos a condições inferiores de educação, saúde e trabalho. Além das humilhações (os negros desciam das calçadas para dar passagem aos brancos), as leis eram severas para os negros e leves para os brancos.

Hoje, o "apartheid" é passado. A África do Sul é um país de pessoas iguais perante a lei, de convivência pacífica entre os grupos sociais. Sua cultura é valorizada e favorece o turismo. Teve Copa do Mundo de Futebol em 2010. Sua economia cresce. A agricultura diversificada preserva a vida selvagem de leões, leopardos, elefantes, rinocerontes e búfalos. A produção de vinhos ganha prêmios internacionais. A extração de metais nobres e diamantes gera trabalho, renda e reserva de moedas internacionais.

Por unanimidade mundial, um homem extraordinário foi o responsável pela enorme mudança na África do Sul. O homem que nesta semana (quinta-feira, 05), na capital Pretória, na sua residência, na companhia da sua família, expirou em paz aos 95 anos de idade: Nelson Mandela. É oportuno perguntar: como um homem negro e pobre conseguiu realizar tamanha façanha? A resposta é simples. Nelson Mandela foi um político verdadeiro. Um político com idéias e atitudes de um político de verdade. Esta foi a sua força.

Comentários