ESFs de Jales comemoram Dia Mundial do Diabetes com atividades nas unidades



Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado na quinta-feira, dia 14 de novembro, todas as unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família), realizaram atividades e serviços de saúde com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e controle da doença.
Na ESF Ozil Joaquim Resende, do Jardim Municipal, a ação teve início com orientações em forma de palestras, realização de testes de glicemia, e um saudável café da manhã oferecido aos usuários da ESF. "Pensamos em um cardápio exclusivo, especialmente elaborado para as pessoas diabéticas", contou a coordenadora das ESFs, Gisele Murta.
Já na tarde da quinta-feira, a unidade Getúlio de Carvalho, do Jardim Arapuã promoveu uma palestra sobre o tema Diabetes para os usuários que participam Grupo Hiperdia. O médico José Renato Custódio e a enfermeira Eloá Scrignoli explanaram sobre a doença, sintomas, fatores de risco, controle, prevenção e tratamento.
Para a coordenadora das Estratégia de Saúde da Família, Gisele Murta, foi muito importante promover atividades de prevenção do diabetes em todas as unidades de saúde da cidade e poder orientar os pacientes, abordando cuidados e orientações sobre a doença.
"Iniciativas como essas realizadas nas ESFs objetivam unir forças para diminuir a taxa de Diabetes Mellitus no mundo, que hoje é uma epidemia. Através da conscientização da população e da prevenção é possível reduzir os números alarmantes de pessoas que são acometidas por essa doença", disse a secretária de Saúde, Nilva Gomes. "No Brasil, a estimativa é de que 8% da população adulta tenha diabetes, ou cerca de 18 milhões de brasileiros e é fundamental que promovamos ações como essas para reduzir esse número", concluiu a chefe de gabinete da pasta, Celma Crepaldi.

Comentários