Ações do “Novembro Azul” continuam nas ESF’s

Com intuito de conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Prefeitura de Jales, através da Secretaria de Saúde, continua a todo vapor realizando as ações preventivas em todas as ESF (Estratégia de Saúde da Família) para detectar precocemente a doença. 

A ação faz parte da programação do “Novembro Azul”, mês de realização da campanha, realizada para mudar de vez o cenário nacional, quebrando paradigmas e trazendo esclarecimentos que visam mudar o comportamento masculino quando o assunto é saúde, sobretudo quando envolve a próstata.

Desde o início da semana, os atendimentos voltados para a saúde do homem estão intensificados nas ESFs, que abrem suas portas durante a noite, para promover orientações através de palestras que alertam sobre a prevenção da doença.
 Os horários de atendimento nas ESFs variam e podem ser conferidos na tabela em anexo. No dia 18, a ESF que estará de portas abertas para atender o público masculino é a unidade do Jardim Oiti, em seguida, dia 19, é a vez da ESF Rural e ESF Municipal. Já no dia 20, ESF São Jorge, ESF Arapuã e ESF Roque Viola. Para finalizar, dia 27, os atendimentos serão na ESF JACB e ESF Municipal.
 De acordo com a secretária de Saúde, Nilva Gomes, e a chefe de gabinete da pasta, Celma Crepaldi, “os procedimentos de saúde do homem são realizados durante todo o ano, mas foram intensificados com a campanha. Mediante qualquer ocorrência, os pacientes são encaminhados para o urologista ou, quando necessário, para o tratamento de oncologia”.
 Como acontece com a maior parte dos cânceres, o câncer de próstata tem evolução silenciosa em sua fase inicial. Realizar exames é a melhor maneira de se prevenir contra a doença, que pode ser descoberta inicialmente com exames clínicos. “Atentar para os sintomas, como dificuldade de urinar ou a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite, também é fundamental para o diagnóstico precoce”, disse a coordenadora das ESFs Gisele Murta.

Comentários