Santa Casa recicla 90% do lixo produzido e faz economia

Cerca de 90% do lixo produzido pela Santa Casa de Fernandópolis é reciclado. Hoje, o hospital produz, em média, 1,5 tonelada de lixo por mês. Nos nove primeiros meses deste ano, 12,6 mil quilos de material que seriam descartados foram reciclados. Todo o lixo gerado pelos funcionários, visitantes e pacientes é recolhido e separado pelos membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e vendido.
O dinheiro arrecadado com a venda de papelão, latas, copos plásticos, sacos e vidros é revertido em melhorias para a entidade, na aquisição de equipamentos e na prevenção de acidentes do trabalhador da Santa Casa e dos pacientes e visitantes. Por mês, estima-se uma arrecadação de R$ 900.
Além do valor que é investido em melhorias no hospital, graças ao projeto de reciclagem, a entidade também consegue economizar. Isso porque o material que antes era pago para ser enviado ao descarte regular por empresas especializadas, agora é vendido e transformado em benefício para a Santa Casa.
De acordo com Maria Fátima Pierobon, encarregada do SAME (Serviço de Arquivo Médico Estatística) e presidente da CIPA, o projeto de reciclar o lixo da Santa Casa surgiu em 2011, quando assumiu a presidência da Comissão. "Isso faz parte de uma adequação à legislação ambiental, de proteção ao meio ambiente, além de beneficiar o funcionário e reverter esse dinheiro arrecadado com o lixo em prol do hospital".
No primeiro ano de reciclagem, 7.190 mil quilos de lixo foram recolhidos e vendidos. Em 2012, foram recicladas 8,8 toneladas de material produzido no hospital. "Desde o primeiro ano foi feito um trabalho de conscientização, com compras de lixeiras para separação do material, e percebemos que o funcionário tem colaborado. Prova disso são os números de reciclagem, que têm aumentado de um ano para o outro", disse Maria Fátima.
A presidente da CIPA explica que apenas os materiais contaminados e o lixo orgânico não são reaproveitados. Até mesmo os vidros levados para reciclagem são lavados e preparados para o procedimento.
Todo dinheiro arrecado é depositado em uma poupança e usado conforme a necessidade do hospital. Entre as últimas aquisições estão: bebedouro para a lavanderia, ventilador para o refeitório, uma fragmentadora de papel, sinalizadores para o estacionamento, além de Equipamento de Proteção Individual (EPI).
De casa – Além do lixo produzido dentro da Santa Casa ser reciclado, os funcionários também podem recolher todo material reciclável que é gerado em casa e levar para o local de trabalho. "Nossa intenção é aumentar o volume de material a ser vendido e ter mais recursos para investir na Santa Casa", conclui Maria Fátima.

Comentários