PMA de Jales aborda veiculo na SP 320 e apreende peixes e redes de pesca



Na tarde desta quinta-feira , 10 de outubro, por volta das 15h30m, policiais militares ambientais pertencentes ao 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Jales, durante patrulhamento comunitário ambiental rural pela rodovia Euclides da Cunha, SP 320, KM 621, município de Santa Fé do Sul, efetuaram abordagem ao veiculo GM Opala, conduzido por A. A. J. o qual trazia acoplada uma carreta reboque com petrechos de pesca.
No decorrer da vistoria, pelos policias militares, verificou-se que o veiculo estava com a documentação em ordem, sendo que a embarcação confeccionada em madeira estava acoplada ao motor Yamaha ano 2010 e ambos estavam com as devidas notas fiscais de compra, quanto ao reboque, não possuía placa de identificação bem como documentação pertinente.
Em vistoria pela embarcação, os policiais constataram o transporte de 55 quilos de peixes das espécies: Corvina, Tucunaré, Mandi, Porquinho, Traíra e Pacu-prata, bem como 30 redes de pesca, perfazendo um total de 1.500 metros de comprimento, sendo que o abordado não possuía habilitação para pesca profissional, sendo enquadrando como pescador amador.
Administrativamente, foi elaborado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$1.800,00.
Tal fato, "in tese", é tipificado como crime, conforme o artigo 34, parágrafo único, inciso II, da Lei Federal nº. 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais).
O pescado foi destinado ao "Lar Beneficente Joana D’Angelis" (Instituição que cuida de crianças carentes no município de Santa Fé do Sul), e as redes encontram-se depositadas na sede do 2º Pelotão de Jales.
A carreta reboque, que estava irregular, foi apreendida e recolhida pela Policia Militar Rodoviária de Jales-SP, permanecendo a disposição naquela unidade. Participaram da ocorrência os policiias militares Cabos Furlan e Fernando e os soldados Bombardi e Donizete

Comentários