Lançado o livro “Jales 70 anos – Memórias e Histórias”

por Jaqueline Zambon


Os vereadores Gilberto Alexandre de Moraes, Jesus Martins Batista, Luís Fernando Rosalino, Rivail Rodrigues Junior e Tiago Abra prestigiaram, na noite de segunda-feira, 30 de setembro, o lançamento do livro digital "Jales 70 anos – Memórias e Histórias".
Escrito por jalesenses, o livro retrata fatos da criação e desenvolvimento do município, contados a partir principalmente de trabalhadores e da classe mais humilde da cidade. A publicação conta com treze capítulos, denominados: "A ferrovia chegou a Jales", "Memórias das Escolas Rurais", "Memórias e vivências da vida rural", "Histórias de vida das mulheres de Jales", "Histórias e lembranças da infância", "Os desafios da moradia", "Comércio – encantos e desencantos", "A luta pela vida – as trajetórias da saúde em Jales", "Euphly Jalles – outras memórias", "Recortes da cultura jalesense", "Grilagens e conflitos fundiários como desdobramentos da transformação da terra de trabalho em terra de negócio em Jales/SP", "A incorporação do extremo Noroeste Paulista na expansão da fronteira" e "Planejamento urbano e meio ambiente em Jales – SP".

Os autores, professores Léo Huber, Élida Maria Barison da Silva, Gabriela Araújo Puerto e Aparecida de Jesus Olhier participaram da cerimônia de lançamento e discorreram acerca dos capítulos contidos no livro. Os outros dois autores do livro, professores Sedeval Nardoque e José Carlos Ugeda Junior tiveram ausência justificada por motivos pessoais.
O evento contou com grande público que lotou o Plenário Presidente Tancredo Neves.
O Poder Executivo esteve representado pelo vice-prefeito Pedro Manoel Callado de Moraes, a secretária municipal de educação, Simone Aranda e a chefe de gabinete da pasta, Fabiana Barbosa da Silva de Paula e também pelo secretário municipal de administração Reginaldo Viotta. Grande parte do público foi formada por educadores das redes municipal, estadual e particular de ensino.

Comentários