Jales é contemplada com Programa Cidades Digitais e terá internet grátis para população



Jales está entre os 13% dos municípios brasileiros contemplados pelo Programa Cidades Digitais, do Governo Federal, com verba prevista em torno de R$ 1,5 milhão para a implantação do sistema. A lista com o nome de Jales foi publicada no Diário Oficial da União, na segunda-feira, 14. O governo escolheu 262 cidades em todo país num total de 1.900 mil inscritas.
O programa Cidades Digitais oferece aos municípios a conexão de todos os órgãos da administração pública e ponto de acesso sem fio gratuito à população. A rede pode ser fornecida pela Telebras ou contratada diretamente pelo município. A instalação dos equipamentos será feita por empresas integradoras, selecionadas por meio de pregão eletrônico, que também serão responsáveis pela capacitação dos servidores municipais e pelo suporte técnico.
Segundo o secretário municipal de Comunicação, Bruno Guzzo (foto), ao inscrever o projeto, foram cadastrados 16 órgãos governamentais (prédios públicos) e duas áreas de acesso público. "Ao ser lançado o edital no mês de fevereiro, corremos para montar nosso projeto junto ao setor de TI, já que era uma promessa de campanha da prefeita Nice oferecer internet de graça para a toda população. Vale ressaltar que no Estado de São Paulo, apenas vinte e sete municípios foram escolhidos, sendo Jales o único da região de São José do Rio Preto", comemorou.
O cronograma de implantação do programa nas cidades selecionadas deve ter início com a definição das empresas integradoras, previsto para janeiro de 2014. Essas empresas, depois de escolhidas, terão dois meses para visitar os municípios e apresentar o projeto executivo ao Ministério das Comunicações. Após o aval do Minicom, começa a instalação do programa nas cidades. A assinatura do convênio deverá ser feito pela prefeita Nice nos próximos dias em Brasília.

Comentários