Vereadores e Sindicato se reúnem com prefeita em prol dos servidores públicos



A presidenta da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Pérola Maria Fonseca Cardoso, acompanhada pelos vereadores Gilberto Alexandre de Moraes, Jesus Martins Batista, Luís Fernando Rosalino e pelo presidente e vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jales e Região, José Luiz Francisco e Jorge Luiz de Souza, estiveram reunidos com a prefeita Nice Mistilides, o Chefe de Gabinete do Executivo Roberto Timpurim e o chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Administração Reginaldo Viotta.
O encontro foi realizado no gabinete do Executivo na manhã de terça-feira, 10 de setembro, tendo por objetivo discutir o pagamento de 1/3 do salário dos funcionários públicos que saíram de férias, e assinaram acordo aceitando receber a quantia após o gozo das férias. É previsto em lei, o pagamento de 1/3 do salário ao funcionário público em até 2 dias antes do início das férias.
No documento assinado pelos funcionários não havia data para a previsão de pagamento do benefício das férias e, segundo os vereadores, alguns funcionários relataram ter feito acordo com a administração para recebimento do valor, mas a administração, segundo eles, ainda não teria efetuado este pagamento.
Segundo o chefe de gabinete Roberto Timpurim, a soma do valor total do pagamento que deverá ser efetuado aos funcionários que tiveram suas férias deferidas, ultrapassa R$ 230 mil e a administração propôs começar a quitação a partir de outubro, no valor de R$ 20 mil por mês.
A proposta não satisfez os vereadores e foi solicitado por eles, que a administração faça um estudo mais detalhado sobre a possibilidade de aumentar este valor, a fim de que esta dívida com os funcionários públicos seja sanada o mais breve possível.
Na discussão, ainda foram colocadas pelos vereadores outras propostas para resolver o problema, como a diminuição dos cargos comissionados e a revisão da quantidade de horas extras que está sendo paga a alguns funcionários sem que tenham efetivado realmente o serviço.
Foi solicitado também pelos vereadores que a prefeita encaminhe à Câmara, Projeto de Lei que regulamente a venda de 1/3 do período de férias (abono pecuniário) a qual os funcionários públicos têm direito, mas que ainda não está devidamente regulamentada, visto que, segundo os vereadores e representantes do sindicato o benefício não segue parâmetros iguais para ser deferido aos funcionários.

Comentários