Saúde participa de evento promovido pela SUCEN para combate à Dengue




Profissionais de saúde de Jales participaram na manhã dessa terça-feira, dia 03 de setembro, de um encontro de conscientização e prevenção a dengue, promovido pela SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias de Jales, Articuladoras da Atenção Básica do DRSXV de São José do Rio Preto e Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual (GVE-XXX) de Jales. A reunião aconteceu no Pólo de Jales da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e contou com a participação de médicos, enfermeiros, profissionais da Vigilância Epidemiológica, agentes de saúde e autoridades do município.
A secretária municipal de Saúde Nilva Gomes Rodrigues de Souza, a chefe de gabinete Celma Crepaldi, a coordenadora das Estratégia de Saúde da Família (ESF) Gisele Murta e a responsável pela VE Municipal, Renata Forti Rachielli, também participaram do evento onde a articuladora do Departamento Regional de Saúde de São José do rio Preto, Maria Aparecida Moreira Martins expôs o tema, falou sobre indicadores da dengue no município e discutiu, junto ao grupo, ações e métodos de prevenção à doença que preocupa autoridades de diversas cidades do Estado.
Na ocasião a enfermeira e diretora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Sandra Roberta, ministrou uma palestra de tema "Dengue – um mal que pode estar ao seu lado". Também palestraram sobre a dengue, o chefe do setor de avaliação da SUCEN, representando a diretoria regional de Rio Preto, Nestor Siriaco da Silva Junior e os representantes da VISA, Luis Eurípedes de Carvalho e Oladir Rigueti.
Para a secretária Nilva Gomes, um dos meios abordados e mais eficazes para amenizar os casos de dengue, é conscientizar ainda mais a população sobre importância da prevenção e do combate ao mosquito Aedes Aegypti. ‘’É preciso que a comunidade entenda realmente a gravidade dessa doença. Nosso setor realiza diversas atividades de prevenção, mas não somente a população precisa se envolver nos trabalhos, é necessário haver a intersetorialidade das ações, envolvendo os setores de educação, obras, planejamento, comunicação, meio ambiente e promoção social. É necessário que possamos contar com a colaboração de todos para acabar de vez com a dengue em nossa cidade’’, enfatizou.
"Realmente, a prevenção e as informações precisas sobre o combate a Dengue são importantíssimas para controlar a doença e evitarmos uma epidemia no município", frisou a chefe de gabinete Celma Crepaldi.

Comentários