Representação ao Conselho de Ética é lida durante sessão ordinária

Foi lida na sessão ordinária, de segunda-feira, 9 de setembro, Representação ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, protocolada na Secretaria da Câmara Municipal de Jales em 3 de setembro, pelo servidor municipal aposentado Lauro Gonçalves Leite de Figueiredo.
A representação no Conselho de Ética solicita a apuração de infração ao Código de Ética e Decoro Parlamentar, supostamente cometida pelos vereadores Claudir Aranda da Silva (PDT) relator e Sérgio Yoshimi Nishimoto (PTB) presidente , que integraram a Comissão Processante que apurou possíveis irregularidades de nepotismo praticada pela prefeita Nice Mistilides e seu vice Pedro Manoel Callado de Moraes.
A representação foi motivada pelo encerramento da Comissão Processante, que aconteceu na noite de segunda-feira, 2 de setembro, durante sessão ordinária, quando foi lido o Parecer Final da Comissão Processante e, segundo ele, não houve prática de nepotismo cometida pela Administração. Cabe ressaltar que o vereador Jesus Martins Batista, vice-presidente da Comissão, votou contrário ao Parecer.
A representação diz que os representados não deram a devida atenção, como também não publicaram ato a que estavam incumbidos nos autos da Comissão Processante com clara informação aos dispositivos do Código de Ética. Afirma, Lauro Figueiredo em sua representação, que Claudir Aranda e Sergio Nishimoto não praticaram atos e não instruíram devidamente o processo, não ouvindo testemunhas ou outras diligências que se fizeram necessárias.
A representação protocolada por Lauro Gonçalves Leite de Figueiredo segue agora para estudo do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Poder Legislativo, composta pelos vereadores Gilberto Alexandre de Moraes (DEM), Claudir Aranda da Silva (PDT) e Luís Fernando Rosalino (PT).
A presidência da Mesa Diretora da Câmara já está tomando as medidas que se fazem necessárias para substituição do vereador Claudir Aranda na composição da Comissão, visto que ele é parte citada na representação.

Comentários