Máquinas do PAC chegam a região com maior número de assentamentos em São Paulo


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, entregou nesta quinta-feira, 12 de setembro, 50 motoniveladoras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) a municípios do Território da Cidadania do Pontal do Paranapanema e entorno, em São Paulo. A região, que possui a maior concentração de terras da reforma agrária do estado, com 144 assentamentos federais e estaduais, recebe do Governo Federal mais de R$ 100 milhões em benefícios para assentamentos.
Durante a cerimônia, o ministro lembrou que os municípios que têm áreas de assentamento podem firmar convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para fornecimento de combustível e lubrificante para as máquinas. "Isto tornará o processo ainda mais fácil para as prefeituras e fará com que as máquinas atendam os assentados, ajudando no desenvolvimento da agricultura familiar da região", destacou.
O equipamento foi entregue na Primeira Feira da Agricultura Familiar, realizada no município de Euclides da Cunha Paulista (SP). O município tem 43% da população residente na área rural, o que corresponde a aproximadamente 800 famílias. "As máquinas vão ajudar a abrir estradas e conservar as que já temos. Com isso, poderemos escoar melhor a produção das famílias, promovendo o desenvolvimento do município e de cada produtor", afirmou a prefeita da cidade, Camila Teodora Nicácio de Lima.
PAC2 SP – Com a doação, o Governo Federal já entregou quase um terço das máquinas que serão destinadas ao estado de São Paulo por meio do PAC 2. O investimento é de cerca de R$ 82 milhões. Até o fim da ação, 521 municípios paulistas terão recebido o pacote com retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba. O objetivo é reforçar o parque de máquinas das prefeituras, facilitando a manutenção e construção de estradas vicinais, para melhorar o acesso e a qualidade de vida no meio rural.

Comentários