Fatec Jales comemora dez anos

No dia 10 de setembro, a FATEC Jales comemorou 6 anos de muitas conquistas. Em setembro de 2007, foi inaugurada com o curso de Tecnologia em Agronegócio, que há 3 anos está inserindo no mercado de trabalho tecnólogos altamente qualificados para a gestão de empresas do setor do agronegócio. Em 2010, a cidade e região receberam outro presente: o curso de Sistemas para Internet, que forma profissionais capazes de lidar, de modo inovador, com a Tecnologia da Informação (TI).
A empregabilidade dos alunos egressos é alta: pesquisa realizada recentemente pela instituição revela que 92% deles estão inseridos no mercado de trabalho e, desses, mais da metade está atuando na área do curso. Para atingir a plenitude do ensino, são muitos os trabalhos concretizados.
Além do ensino de qualidade oferecido em sala de aula, cursos de extensão são realizados constantemente. Para se ter uma ideia, só a partir de setembro deste ano, serão mais de cinco cursos, como de Fluxo de Caixa e Finanças Pessoais, HP 12C, Excel Avançado e Código Florestal, que serão ministrados por docentes da instituição. Não somente os alunos da faculdade são contemplados, mas também estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Jales, aos quais serão oferecidos cursos como: Instalação e Manutenção de Computadores, Design Gráfico, Saber ou não saber inglês: eis a questão! e Gestão do tempo - boas formas de administrá-lo. 
A Fatec Jales, cumprindo seu papel social, oferece à comunidade, desde 2011, o Click Melhor Idade, projeto de inclusão digital destinado a pessoas com mais de 50 anos, e o projeto de Reuso e reciclagem de microcomputadores: uma ação sustentável, que contempla diversas ações como conscientização sobre a importância da sustentabilidade, recebimento de doações de equipamentos eletrônicos em desuso por entidades públicas ou privadas, reaproveitamento de máquinas e, por fim, doação dos equipamentos novamente funcionais a crianças e adolescentes carentes.
As inúmeras bolsas de intercâmbio também se mostram como uma importante conquista da instituição. Ao término do curso, o aluno com as melhores notas dos dois cursos é premiado com um intercâmbio de um mês a um país de língua inglesa, como Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia, por intermédio do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza. Outros tipos de seleção também são realizados nesse sentido, como a do Programa Ciência sem Fronteiras, que concedeu uma bolsa de intercâmbio para os Estados Unidos a uma aluna da faculdade, que ficará durante quase um ano estudando em uma das faculdades mais conceituadas do país, o Miami-Dade College. Até o momento, sete discentes foram contemplados, além de quatro professores.
Outro ponto que convém destacar refere-se às pesquisas realizadas por alunos e professores, que contribuem para o conhecimento científico, para a formação acadêmica e, sobretudo, para o desenvolvimento regional. Muitos estudos são divulgados em importantes congressos, como o Congresso Brasileiro de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), que, só em 2010, aprovou a apresentação de mais de 20 artigos da instituição. A aprovação não se restringe ao território brasileiro: neste ano, um congresso argentino aprovou três trabalhos.
Deve-se ressaltar também que, com o objetivo de melhor atender a comunidade acadêmica e oferecer um ensino superior público de excelência, iniciou-se, há pouco mais de um ano, a reforma e ampliação do prédio da Fatec Jales, cujo orçamento aproxima-se dos R$4 milhões, verba do Governo do Estado de São Paulo. 
Para comemorar essas e tantas outras conquistas, o Grupo de Percussão Taiko, da Associação Cultural e Esportiva Nipo Jalesense, apresentou um show musical que contagiou a todos com sua habilidade rítmica. Após, o empresário Valdemar Oliveira ministrou uma palestra sobre Empreendedorismo, assunto de extrema importância para a formação dos alunos.
As inscrições para o vestibular da Fatec Jales para o 1° semestre de 2014 estarão abertas de 08/10 até as 15h do dia 07/11/2013. Mais informações no site: www.fatecjales.edu.br

Comentários