Educação promove “Curso de Atualização” para professores da Educação Infantil




A secretaria municipal de Educação deu início no último sábado, dia 28, ao Curso de Atualização "Práticas e Propostas Educativas no Contexto da Educação Infantil". O evento tem como público-alvo gestores e educadores da educação infantil e educação básica de Jales.
Considerando a necessidade de investir na qualidade da educação infantil, através de implementações e práticas educativas que promovam o desenvolvimento global de cada criança e que respondam às especificidades das crianças e familiares do município de Jales, o curso é realizado com o intuito de cumprir as diretrizes dadas nos Referenciais Curriculares Nacionais, Volume 1, de que as redes de ensino devem prover e promover capacitações e atualizações permanentes e em serviço de seus professores.
Além de propiciar a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino, o curso também tem como objetivos subsidiar os professores com informações que os capacitem a compreender o processo de aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos e assegurar o cuidar, brincar e educar para o pleno desenvolvimento infantil de todas as crianças da rede municipal de ensino. Tendo como princípio norteador as Diretrizes Curriculares de Educação Infantil e os objetivos gerais apresentados nos Referenciais Curriculares Nacional para a Educação Infantil: Formação Pessoal e Social (Identidade e Autonomia), Conhecimento de Mundo, Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
Para ministrar os temas abordados, os organizadores vão contar com a presença do médico, psicoterapeuta corporal Dr. Marcos Davi dos Santos, de São Paulo, que abordará as Necessidades Essenciais e Apego na infância, os demais temas serão desenvolvidos pelos professores Mariângela Nunes Bezerra (SME/Jales), Pedro Kazuo Nagasse (Jales), Carla Junqueira (Jales), Stela (FAMERP) e Heloisa (UNIRP).
A abertura aconteceu na EM Profª Jacira de Carvalho da Silva com a presença da prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice, da secretária municipal de Educação, Simone Vargas Volpon Aranda, da supervisora Marisley Berceli Nascimento e da coordenadora do Ensino Fundamental, Marieta Cezar.

Comentários