Educação no trânsito


O álcool é responsável por
inúmeros acidentes de trânsito

A Semana Nacional do Trânsito é uma comemoração anual que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. A data foi estabelecida desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997. A Semana é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito. A definição dos temas é feita anualmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O Contran, neste ano, escolheu para a Semana Nacional de Trânsito, o tema: "Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito; efeitos, responsabilidades e escolhas", uma vez que, apesar dos esforços feitos, a ocorrência de acidentes de trânsito aumenta a cada ano. Um dos fatores causadores de acidentes é o consumo de álcool e de outras drogas, mesmo com o maior rigor da denominada "lei seca".
Em Jales, a Prefeitura Municipal, a Polícia Civil e a Associação Comercial e Industrial, com o apoio de outros segmentos da comunidade, realizarão Campanha Educativa de Trânsito, que está em sua 11ª edição, com o tema escolhido pelo Contran. A programação da campanha consiste na distribuição de folhetos, mensagens pelo rádio, exibição de vídeo (as cinco principais causas de acidentes de trânsito) e concurso de redação entre os alunos da rede municipal de Ensino.
A Polícia Civil de Jales instaurou, no período de janeiro a agosto deste ano, 70 inquéritos policiais, a fim de apurar a responsabilidade criminal de motoristas que dirigiam sob a influência de álcool.
A campanha educativa tem o objetivo, como sempre, conscientizar as pessoas, como motoristas, pedestres e cidadãos, sobre sua responsabilidade na busca de um trânsito melhor.

Comentários