Feira de Agronegócios Coopercitrus foi marcada por alta tecnologia e preço congelado nos insumos agrícolas

Num período em que o Brasil enfrenta uma alta de preços nos insumos agrícolas e, consequentemente, menos investimento dos produtores rurais, a Coopercitrus promoveu, com sucesso absoluto, a 14ª edição de sua já tradicional feira de agronegócios, a FEACOOP. Esta edição foi marcada por novidades que encantaram os produtores rurais e visitantes com inovações que foram desde um campo de cana-de-açúcar de alta tecnologia até a distribuição de um novo produto da agricultura familiar, o suco de laranja produzido a partir da produção de cooperados da Coperfam (Cooperativa de Produtores Rurais de Agricultura Familiar).
O câmbio influencia diretamente os preços dos insumos, com a desvalorização do real os insumos importados ficam mais caros e ocorre o repasse imediato da desvalorização no preço, especialmente fertilizantes e defensivos. "Durante a FEACOOP, conseguimos comercializar nosso estoque de insumos com a taxa de dólar inferior à atual e apostamos na feira como a grande oportunidade para o agricultor finalizar a compra de insumos a preços competitivos", revela Fernando Degobbi, assessor da diretoria da Cooperativa. Isso explica como a Coopercitrus conseguiu superar a expectativa de faturamento, mesmo num período de instabilidade financeira e insegura dos produtores rurais.
O diretor-presidente da Coopercitrus, Raul Huss de Almeida, explica que os produtores rurais estão mais preocupados este ano, uma vez que apesar do câmbio maior, o que favorece o setor, algumas commodities, como o açúcar, por exemplo, estão com o preço menor, "mas ainda assim eles continuam investindo", comenta.
A 14ª Feacoop aconteceu no período de 06 a 08 de agosto, na EECB (Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro), em Bebedouro, SP, e recebeu 9 mil pessoas, entre cooperados e visitantes.
Da semente à máquina colhedora, da ração à vacina, do trator novo à peça de reposição, incluindo assistência técnica e informações de mercado, a FEACOOP levou todos os itens necessários para a agricultura, com condições especiais para os cooperados. A Feira cumpriu sua missão de unir todos os segmentos do Sistema Coopercitrus, com seus profissionais e as empresas fornecedoras, para colocar, à disposição dos cooperados, as melhores ofertas do mercado. Assim, em um mesmo local, os agropecuaristas de diversas regiões, que desenvolvem as mais diversas atividades rurais encontram uma grande variedade de produtos importantes para o desenvolvimento de suas produções.
Campo de Cana
Foi montado especialmente para esta edição da FEACOOP um campo de excelência de produção de cana-de-açúcar. Liderado pela Coopercitrus, esse campo ocupa uma área de 3 hectares e teve a participação de seis empresas parceiras que montaram um pacote diferenciado em irrigação localizada, mudas pré-brotadas AgMusa (que se multiplica na metade do tempo da muda convencional), agricultura de precisão, um protótipo de plantadora de mudas pré-brotadas, tecnologia de fertilizantes e máquinas especialmente desenvolvidas para a cultura da cana.
As equipes técnicas da Coopercitrus e desses quatro parceiros estiveram durante a Feira à disposição de todos para explicar com detalhes os excelentes resultados alcançados com esse campo.
Agricultura familiar em foco
A crise na citricultura, cruel para a maioria dos citricultores, fica mais preocupante ainda para os pequenos produtores que, no círculo vicioso que envolve perda de receita, baixa produtividade, adaptação à tecnologia exigida pela moderna agricultura, dificuldade na venda, ainda assim, decidem permanecer no setor.
Somente a união de forças, com projetos, disposição e principalmente boas ideias seria possível superar as dificuldades. E a boa ideia veio através da Coopercitrus, com a criação da nova cooperativa Coperfam (Cooperativa de Produtores Rurais de Agricultura Familiar).
Na prática, a boa ideia veio da forma mais correta, saudável e saborosa possível, com a criação do suco de laranja natural Coperfam que foi lançado oficialmente na FEACOOP 2013 e conseguiu aprovação total após ser degustado durante os três dias da feira, por milhares de pessoas com os mais diversos paladares. Para a produção de um suco de excelente qualidade e sabor, foi escolhido entre os cooperados da nova cooperativa, o melhor fruto, proveniente da produção do cooperado de Taiuva, SP, cidade vizinha a Bebedouro, Domingos Aparecido Antonino, produtor de laranja no Sítio São Francisco. Dez mil litros de suco foram distribuídos gratuitamente em quatro pontos da feira durante os três dias de evento.

Comentários