Produtoras Rurais participam de curso sobre cultivo de orquídeas

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais/SENAR, encerrou na tarde de quinta-feira, 18 de julho, o curso de Cultivo de Orquídeas.
Promovido no Centro Integrado de Atividades de Economia Solidária Líbano Pelarin, nas proximidades do Comboio, o curso capacitou 20 produtoras rurais sobre a maneira correta de manejo e cultivo da planta.
O biólogo Adolfo Ricardo Mollina, de Ourinhos )SP), ministrou aulas e desenvolveu diversos temas durante o curso, além de esclarecer dúvidas das participantes.
O curso de cultivo de orquídeas foi ministrado em quatro aulas teóricos/práticas, ensinando aos alunos a cultivar, produzir e comercializar as orquídeas. "Neste curso ainda foi ensinado aos participantes, a forma de se fazer um orquidário e até mesmo como deve ser feito o trabalho de adubagem, aplicação de defensivos, fertilizantes e como deve ser depositada a água nas plantas", disse o instrutor.
Segundo a secretária de Agricultura, Sandra Gigante, algumas alunas aguardavam há mais de 5 anos a vinda desse curso para Jales.
"Algumas produtoras rurais já cultivavam orquídeas, mas não comercializavam devido à falta de conhecimento de como fazer a propagação das mudas, o que dificultava o comércio", disse ela
Para a prefeita Eunice Mistilides, que participou da aula final, "é gratificante poder oferecer um curso tão aguardado e que ensina o cultivo de uma planta tão bela que alegra e colori a vida das pessoas. Espero poder ver muitas flores como essas que vocês aprenderam a cultivar enfeitando os coqueiros de nossas praças e avenidas. Que Deus abençoe cada uma de vocês e permita que continuem a desenvolver essa arte tão bonita".
De acordo com a prefeita, as produtoras que participaram do curso terão a oportunidade de aumentar a renda familiar através do comércio das orquídeas.
Além da prefeita Nice e da secretária Sandra Gigante, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Wilson Donda participou do encerramento do curso de Cultivo de Orquídeas, ressaltando que "fico feliz em poder fazer parte dessa parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales/SENAR e Prefeitura Municipal e poder oferecer esse curso que foi 100% gratuito. É importante difundirmos conhecimento que beneficiem a vida das pessoas", finalizou.

Comentários