Karatecas de Jales e Urânia conquistam ouroem prévia do Brasileiro representando MS


Aconteceu nos dias 12 e 14 de julho, em Joinville (SC), o Campeonato Brasileiro de Karate - 1ª Fase - Região Sul (Gr 3), classificatório para as finais do Campeonato Brasileiro a ser realizado em agosto em Fortaleza (CE). A seleção do Estado de São Paulo sagrou-se a grande campeão geral.
Os karatecas Diego Pimenta (Jales), e Etyara Mariana Augusto (Urânia), medalhistas de Ouro na modalidade Kumite foram inscritos como representantes de Mato Grosso do Sul (MS).
Indagado sobre o motivo dos karatecas se inscreveram por Mato Grosso do Sul e não por São Paulo para a disputa, já que a AZK tem academias em Jales e Urânia, a assessoria de imprensa da AZK-Região de Jales informou que " neste Campeonato Brasileiro, o karateca Diego Pimenta representou a cidade de Jales, e a karateca Etyara Mariana Augusto representou a cidade de Urânia, porém ambos foram a esse campeonato pela Federação de Karatê de Mato Grosso do Sul (FKMS), por questões financeiras. Melhor explicando, as taxas para a FPK são muito mais altas do na FKMS e como a AZK, (Associação Zanon de Karatê) da qual o professor Edson e seus alunos fazem parte, possui academias em cidades dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, os alunos podem escolher qual federação se filiarão, tendo Diego e Etyara se filiado na FKMS. Mas o importante é que tanto a FPK como a FKMS são federações oficiais filiadas à Confederação Brasileira de Karatê (CBK), única confederação oficial de karatê reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro".
Diego e Etyara são treinados pelo professor de karatê da Associação de Judô e Karatê Jalesense, sensei Edson Resende. Diego foi campeão na categoria cadete 14/15 anos 2° Kyu e acima de 63 kg masc, e Etyara foi campeã na categoria infantil B 10-11 anos fem, 3 Kyu 30 kg, com a participação de 1017 karatecas selecionados entre os melhores dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foram inscritos para a modalidade 852 karatecas sendo 324 no feminino e 528 no masculino,
Com as conquistas, Diego e Etyara classificaram-se para a etapa final, que será realizada entre 1 e 4 de agosto em Fortaleza (CE).
Além dos dois campeões, também estiveram representando a região neste Campeonato Brasileiro, o Sensei Edson, e seus alunos Deivid Henrique do Santos, de Estrela D’Oeste e Nilton Roberto Assunção Filho, de Urânia.
Sensei Edson ficou muito orgulhoso dos seus alunos, principalmente por se tratar de um campeonato oficial organizado pela Confederação Brasileira de Karatê.

Comentários