Jales se beneficia de governo Dilma

*Luis Fernando Rosalino e Pérola Maria Fonseca Cardoso
Há poucos dias nossa cidade sediou a entrega de 66 retroescavadeiras para municípios da região com menos de 50 mil habitantes, dentre os quais está incluída Jales. Ao todo o Governo Federal distribuirá mais de quatro mil dessas máquinas aos municípios, algo jamais visto no país.
Jales sediou o encontro porque houve uma mobilização do PT local junto ao Governo Federal, particularmente no Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, para que a entrega das máquinas ocorresse em nossa cidade, fortalecendo-nos como centro de região. Uma vez assegurado que o evento ocorreria em Jales, o Diretório Municipal do PT procurou a Prefeita e, em conjunto, organizaram o evento.
A entrega destas retroescavadeira foi a primeira etapa de um programa do PAC 2 que visa assegurar aos municípios maquinários para que possam oferecer boas condições de deslocamento à população. Ainda neste ano estes mesmos municípios se beneficiarão com uma motoniveladora e no início de 2014, caminhões basculantes, equipamentos que em conjunto mais de um milhão de reais.
Já no final de 2012, Jales havia sido beneficiada com uma grande patrulha de máquinas e equipamentos agrícolas, também encaminhados pelo Governo Dilma. Ainda em benefício das famílias rurais, foram liberados os recursos com os quais foi construído o ESF – Rural já inaugurado próximo da sede do SAMU, outro programa do Governo Federal.
Na mesma linha democrática, Dilma acaba de confirmar a liberação de recursos para a construção três Unidades Básicas de Saúde para Jales. Este é um pleito que já vinha sendo apresentado ao Ministério da Saúde desde 2011 e que, finalmente, também como uma resposta às manifestações populares nas ruas, se concretizou. Estas UBSs serão para os Bairros Novo Mundo, Oiti e JACB e custarão mais de 1,2 milhão de reais. Novas UBSs foram liberadas para centenas de outros municípios brasileiros, sem distinção partidária, numa ação republicana do Governo Dilma. A prioridade de Governo da Presidenta é sempre atender às demandas das populações locais sem distinção ideológica dos governos de plantão.
Relembre-se também o grande destaque da educação municipal que mais uma vez foi confirmada, pela avaliação do SARESP realizada em novembro de 2012, com uma qualidade bem acima da média estadual. Em língua portuguesa, enquanto a média estadual das escolas municipais foi 200,1 pontos, nossas escolas alcançaram 221,1 pontos. Em matemática ficamos com 238,2 pontos, enquanto a média estadual das escolas municipais foi de 209,4 pontos. São diferenças de qualidade na nossa educação construídas ao longo de oito anos de governo municipal do PT, com investimentos bem direcionados e com total prioridade para a melhoria da qualidade. Cabe lembrar que foi neste governo passado que se conquistou a Universidade Aberta do Brasil, que hoje conta com mais de mil alunos.
Os investimentos em educação realizados em Jales nos últimos anos são, também, reflexos da grande prioridade nacional que é dado para a educação pelo Governo Dilma. Embora a educação ainda necessite de mais investimentos e melhoras de qualidade, nunca na história do Brasil, a educação foi abordada como grande prioridade de Governo, como nos Governos de Lula e Dilma o que, mais uma vez, beneficia aos Jalesenses como um todo. *Luis Fernando Rosalino e Pérola Maria Fonseca Cardoso são vereadores do PT na Câmara Municipal de Jales

Comentários