Eleição para o Conselho Tutelar de Jales será dia 18 agosto

No domingo, 18 de agosto, será realizada a eleição para a escolha dos cinco membros titulares e cinco suplentes do Conselho Tutelar de Jales. A votação acontecerá das 8h às 17h, no prédio da Unijales, na avenida Francisco Jalles. Poderá votar os eleitores acima de 16 anos, desde que inscrito no município.
Para isso, basta comparecer no local de votação munido do título de eleitor e um documento com foto e escolher cinco nomes entre os 31 dos candidatos constantes da cédula oficial. Dos 31 candidatos a conselheiro tutelar, seis deles: Elcio de Souza Oliveira, Jediel Zacarias, João Batista Pereira, Roberto Antônio Gonçalves, Marcio de Oliveira Cruz, Marilda Rodrigues Carreteiro, estiveram concorrendo a uma cadeira à Câmara Municipal de Jales no pleito do ano passado e, Cláudia Moreira Bardelotti e Irineu Rodrigues de Carvalho são ex-secretários da administração anterior. Disputa a reeleição apenas a Conselheira Tutelar Marilene Boradio Antunes. Os conselheiros Célio Santo Martins, Eliane Miranda Matsukawa, Wilson de Sousa Negrão e Aparecida Eva de Lima não concorrem ao pleito.
O mandato para os eleitos começa no dia 1 de setembro deste ano e vai até 9 de janeiro de 2016. Depois disso, os mandatos serão unificados em todo o Brasil e passarão a ser de quatro anos. Em Jales, a remuneração dos conselheiros é estipulada por lei municipal em dois salários mínimos. Atualmente cada um recebe R$ 1.356,00, com direito a 13º salário e férias.
O Conselho Tutelar é o órgão encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, agindo em casos de denúncias de violações de direitos e fiscalizando a execução de políticas públicas voltadas para essa população.
Sempre que um direito de crianças e adolescentes for ameaçado pelos pais, pela sociedade, pelo poder público ou pela própria conduta da criança e do adolescente, o conselho deve atuar.
Candidatos a Conselheiro Tutelar em Jales
1 - Albino Alves da Silva
2 - Alirio Pozzobon
3 - André Luiz Quintino dos Anjos
4 - Cirléia Cristiana Costa
5 - Cláudia Moreira Bardelotti
6 - Demétrio César de Souza Pinto
7 - Denise Pereira dos Santos
8 - Ed Carlos Ruiz
9 - Ederson Batista da Silva
10-Elcio de Souza Oliveira
11-Elisabete Molina Rodrigues
12-Elson Garcia dos Leite
13-Geni Terezinha Cavenagui
14-Irineu Rodrigues de Carvalho
15-Jediel Zacarias
16-João Batista Pereira
17-Leandro Bassi
18-Marcio de Oliveira Cruz
19-Maria das Graças de Matos
20-Marilda Rodrigues Carreteiro
21-Marilene Boradio Antunes
22-Nivaldo Pinheiro Ribeiro
23-Roberto Antônio Gonçalves
24-Roberto Carlos Pereira
25-Roberto Vasconcelos M. Caramelo
26-Sinval de Oliveira
27-Sônia de Oliveira Nogueira
28-Suzi Aparecida Tebaldi
29-Terezinha Pereira da Costa Scarin
30-Victor Shiguero Takabayashi
31-Vinicius Pissolato Giraldes

Comentários