Cirurgia de correção do desvio de septo devolve qualidade de vida

Angela Beatriz Lana

Respirar de forma errada é mais comum do que se imagina. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), estima-se que cerca de 70% da população mundial sofre com dificuldades na respiração. São diversas as causas que acarretam na respiração inadequada e uma das mais comuns é o desvio de septo, que é uma irregularidade nas estruturas das fossas nasais.
Cerca de 80% dos brasileiros têm algum desvio nessas estruturas. Ainda que parte desse número não sinta nenhum desconforto na respiração e não precise de intervenção médica, muitos têm a qualidade de vida impactada, principalmente no sono, que é tão importante para recarregar as energias e manter o corpo e a mente funcionando bem.
Quem sofre do desvio de septo nasal, além de não respirar adequadamente, pode ainda desenvolver outras doenças, como faringites, irritações e dores na garganta, como explica a especialista em medicina do sono, Angela Beatriz Lana. "Isso acontece porque o nariz é responsável por filtrar e aquecer o ar, e uma vez que o ar entra pela boca, não há filtragem e aquecimento do oxigênio, logo, as doenças aparecem".
Em muitos casos, somente a medicação não é suficiente para aliviar e resolver o problema, fazendo-se necessária uma simples intervenção cirúrgica, em que a maioria dos pacientes não precisa sequer de internação. "Hoje em dia, a cirurgia de desvio de septo não é mais sofrida como há alguns anos e o uso dos tampões nasais pós-cirurgia não são mais necessários. A videocirurgia revolucionou a cirurgia nasal e o pós-operatório é bem tranquilo", frisa.
Depois da cirurgia, os resultados podem ser notados em pouco tempo e são absolutamente satisfatórios. "O paciente já acorda respirando melhor pelo nariz. Na primeira semana existe maior inchaço e mais dificuldade para respirar, mas, após este período, a pessoa já sente grande diferença na respiração", avalia a otorrinolaringologista. Em suma, quem passar pela operação pode voltar à rotina normal dentro de uma semana. Há restrições somente para o esforço físico, que deve ser suspenso por até 30 dias, dependendo do caso.
Por ser uma cirurgia simples, qualquer pessoa pode fazer a septoplastia. Apenas crianças podem ter alguma restrição devido ao desenvolvimento do nariz, ressalta Beatriz. "Nas crianças a partir de 10 anos, a cirurgia deve ser mais conservadora. Às vezes é feita uma mínima intervenção para não afetar o crescimento nasal. O ideal é que a cirurgia seja feita por volta dos 14 anos, mas isso depende do desenvolvimento físico do adolescente".
Dormir melhor, ter mais disposição para as atividades diárias sem irritações e incômodos no nariz e na garganta são uma certeza que qualquer paciente pode ter depois de passar pela operação. "A qualidade de vida que se ganha ao usar o nariz adequadamente é imensa e a melhora do sono é incrível", garante a especialista. Dra. Angela Beatriz Lana é formada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Otorrinolaringologista pelo Hospital das Clinicas da UFMG. com especialização em Medicina do Sono pela AFIP (Instituto do Sono). Fellowship em Actigrafia - Med. Do Sono, no Hospital Hotel Dieu em Paris- 2010. Fellowship em Cultura de Condrocitos , Erasmus University em Roterdam 2010-2011. Médica na Comunidade Europeia pela Universidade do Porto- Grau de Mestre, tese: Sonolência excessiva diurna -2011.

Comentários