Prefeita Nice participa do V Encontro de Museus em São Paulo

Entre os dias 19 e 21 de junho, a Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo de Jales (SMECT), através da assessora de cultura Ivani Franco Pereira representou o município no V Encontro Paulista de Museus (EPM) realizado no Memorial da América Latina em São Paulo. A prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice participou do evento.
A abertura aconteceu no Auditório Simon Bolívar com a presença do Secretário de Estado de Cultura, Marcelo Mattos Araújo e de representantes da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Fundação Memorial da América Latina, British Council, Instituto Brasileiro de Museus e Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico.
O secretário abordou o tema sobre “A adesão do Estado de São Paulo ao Sistema Nacional de Cultura e a Política Setorial de Museus”, seguido por uma palestra ministrada pela diretora do Horniman Museum de Londres e do Arts Council England, Janet Vitmayer sobre “Como engajar a comunidade na causa dos museus”.
No dia 20, aconteceram as reuniões das macroregiões que abordaram os subsídios para a elaboração da Política Setorial de Museus do Estado de São Paulo. “Esse reunião foi muito importante, pois ali tivemos a oportunidade de conhecer a realidade de cada município presente e ter noção do trabalho realizado”, comentou Ivani.
A coordenadora do Comitê de Política de Acervo da UPPM ministrou um curso sobre “Documentação e Pesquisa de Acervos Museológicos” que reuniu um grande número de participantes.
“O evento nos permitiu fazer uma análise da situação em que se encontra o museu de nossa cidade e definir as necessidades primordiais que ele necessita já que nosso maior objetivo é preservar e divulgar o patrimônio museológico, levando a população a conhecer e manter viva a história de nossa Jales”, disse a prefeita Nice.
No dia 21 aconteceu a Plenária de Encerramento com a apresentação dos resultados das reuniões das macroregiões, das reuniões temáticas e o debate e votação sobre periodicidade do encontro Paulista de Museus.

Comentários