PIB do Estado de São Paulo cresceu 1,6% de janeiro a abril

O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo cresceu 0,6% em abril na comparação com mês anterior, segundo a Fundação Seade, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Governo do Estado. Vários fatores contribuíram para este resultado, entre eles a maior atividade na indústria (2,2%) e dos serviços (0,8%), ainda que na agropecuária tenha havido uma pequena queda (0,2%).
Nos quatro primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2012, a economia paulista apresentou taxa de crescimento de 1,6%. "São Paulo consegue atrair investimentos que incentivam o crescimento econômico", segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini.
Na comparação com abril de 2012, a economia paulista registrou crescimento de 4,8%, influenciada principalmente pela expansão da indústria (8,4%), dos serviços (2,9%) e na agropecuária (1,9%). O bom desempenho da indústria deve-se ao resultado positivo do segmento de transformação, com destaque para farmacêutica (com elevação de 23,8% de produção física) e veículos automotores (8,3%).
Enquanto o PIB nacional mostra uma grande dependência das commodities, esse índice em São Paulo tem como peculiaridade a maior incidência da atividade industrial e a integração ao mercado interno, uma vez que São Paulo detém 42% do setor de transformação do Brasil, além de concentrar as cadeias de produção com maior capacidade tecnológica.

Comentários