“Gincamate” na EE Adelino Bertani, de Mesópolis

por Alessandra Escapin
De 05 a 10 de maio do corrente ano, a Escola Estadual Adelino Bertani de Mesópolis, comemorou a Semana da Matemática com uma empolgante gincana, a "Gincamate". Todos os dias, das onze horas ao meio dia e quarenta minutos (durante duas aulas), os alunos tiveram provas divertidas e desafiadoras para vencer uma competição inter-classe.
Dentre os desafios, houve a decoração da sala de aula com relação a uma mente brilhante da Matemática (que era o nome da equipe), organização de dominós de tabuadas , museu de matemática, quebra-cabeças geométricos, quadrados mágicos, pirâmides mágicas, qual é a conta, desafios da lógica com palitos, maratona, cálculo de bexiga, aniversário da Matemática, poemas matemáticos, paródias, teatros, caça ao tesouro, quanto pesa e outras.
Pitágoras, Bháskara, Tales, Gauss, Galileu Galilei e Newton foram as mentes brilhantes homenageadas pelas equipes. Cada classe tinha o nome de um deles como o da equipe. Os alunos pesquisaram sobre eles, confeccionaram cartazes e painéis com as informações obtidas, decoraram uma sala de aula e aprenderam muito sobre eles.
Na prova "Museu da Matemática", cada equipe tinha que montar o seu museu. Houve boa disputa entre as equipes na busca de antiguidades como instrumentos de medir e calcular, máquinas de escrever, câmeras de vídeo e fotográficas, moedas e cédulas de dinheiro, livros, engrenagens, ferramentas , lanternas, etc...
Frases célebres de matemáticos famosos serviram de inspiração para cartazes, paródias e poemas, como "A Matemática e o Alfabeto como qual Deus escreveu o universo", de Galilei Galilei. "Tudo está organizado sob os números e as formas matemáticas", de Pitágoras. Do "A Matemática é a Rainha e Escrava de todas as Ciências ", de Tales, e muitas outras.
Na festa de aniversário da Matemática houve bolos com decorações especiais em forma de frações, raízes quadradas e fórmulas. Uma equipe estipulou uma idade de 6.000 mil anos mais o infinito A. C para a aniversariante mais velha, sábia, temida, invejada e almejada da História.
Levar o aluno a conhecer as aplicações da Matemática, ensinando-o a enfrentar situações novas, fazendo-a pensar, desenvolvendo seu raciocínio lógico de forma lúdica e competitiva, tornando a matemática mais interessante e motivadora foi um dos objetivos alcançados com a gincana.
Atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem são de suma importância para a educação de crianças e jovens. Este se torna um assunto a ser trabalhado por todos os educadores que tenham a intenção de educar, sabendo que isto não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas sim ajudar a criança ou adolescente a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade.
É de suma importância que nós educadores, saibamos como usar os jogos, as competições e brincadeiras para ajudar o aluno no desenvolvimento do raciocínio lógico, pois o lúdico pode estar presente na aprendizagem e no desenvolvimento. Consideramos que por meio dos jogos lúdicos possamos desenvolver o hábito de pensar nos educandos sem desviá-los do mundo real e de seu cotidiano.
Melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem é a principal meta dos professores da "Adelino Bertani".
No dia 10, após a última prova da "Gincamate", foram contados os pontos e premiadas as equipes que ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares com troféus comprados pelos professores de Matemática e caixas de bombons patrocinadas por alguns professores, coordenadoras, escola da família, membros do comércio local (Farmácia do Joaquim, Mercado Santos, Mercado Garcia, Mercado Pimentel, Lanchonete Milani, Macedo Móveis e Materiais para Construção, Luna Calçados, e Bar do Natinha), e Conselheiros Tutelares Valmir e Bael, que não criaram nenhuma objeção quando solicitadas pela professora Alessandra ( Matemática).
Os objetivos da gincana foram alcançados devido o envolvimento de toda a equipe escolar e demais pessoas da comunidade que, como sempre, mostraram-se a favor das atividades diferentes que ocorrem na busca de ideais educativos. No próximo ano faremos a 2ª "Gincamate" e quiça teremos uma nova tradição.
Alessandra Almeida Dalbem Escapin, professora de Matemática da E.E. Adelino Bertani (Mesópolis).

Comentários