Festa do Peão de Barretos terá maratona de mais de 11 horas de sertanejo em um único dia

Com uma programação anunciada que prioriza a música sertaneja, a Festa do Peão de Barretos (15 a 25 de agosto) terá um dia especial para os amantes do gênero: 17 de agosto, primeiro sábado do evento. Serão nove shows do projeto Villa Mix, que reúne alguns dos principais sertanejos do país. As apresentações serão em três diferentes espaços no Parque do Peão – Palco Villa Mix, Berrantão e Trio Elétrico.
Os shows que integram o projeto são: Jorge & Matheus, Gusttavo Lima, Maria Cecília & Rodolfo e Naldo que cantam no palco Villa Mix. Humberto & Ronaldo, Israel Novaes, Guilherme & Santiago e sobem no Trio Elétrico que ficará ao lado do palco enquanto Matheus & Kauan e Léo Verão & Daniel Freitas estarão no Palco Berrantão.
No mesmo dia, também acontecem os shows de Gusttavo Lima e Jorge & Mateus no Estádio de Rodeios, após as competições de montarias em touro programadas para o primeiro final de semana da Festa. Eles se apresentarão duas vezes no mesmo dia, integrando o projeto Villa Mix e como atração principal no Estádio.
Com esta programação, estão garantidas pelo menos 12 horas de música sertaneja no mesmo dia. "Será uma apresentação bem inovadora. Os shows não terão intervalos, serão dinâmicos e. Neste formato, reunindo 9 apresentações em diferentes palcos, o projeto é inédito", explica Cassio Leite, Diretor Cultural de Os Independentes, associação realizadora da Festa. O Palco Villa Mix contará com uma megaestrutura com 60 metros de frente, som e iluminação de última geração.
Além do destaque no dia 17 de agosto, a Festa de Barretos também traz outros grandes nomes da música sertaneja em formatos diferenciados ao longo do evento.
No primeiro dia, 15 de agosto, as duplas Israel & Rodolfo, George Henrique & Rodrigo, Henrique & Diego, Fábio & Rafael, Trio Bravana e os cantores Lucas Lucco e Grabriel Gava dividem o Palco Estádio. Serão apresentações individuais, mas com parcerias nas últimas músicas em uma homenagem ao sertanejo raiz. Na sexta-feira, dia 16, Zé Ricardo & Thiago e Cristiano Araújo se apresentam no Palco Estádio, na sequência a música eletrônica invade a arena com Projeto BPM e Felguk. Enquanto isso, no palco Esplanada se apresenta o cantor de axé Tomate. No domingo, dia 18, acontece o show em prol ao Hospital de Câncer de Barretos com Michel Teló, João Bosco & Vinicius e Kléo Dibah & Rafael.
A segunda-feira, dia 19, foi reservada para a música gospel com André Valadão e Aline Barros. Na terça-feira, dia 20, o show é do cantor Belo. Na quarta-feira, dia 21, o sertanejo volta a cena com Gian & Giovani e João Carreiro & Capataz. Fernando & Sorocaba, Thaeme & Thiago, Leandro Baldissera, Marcos & Belutti e Fábio & Rafael se apresentam no dia 22, quinta-feira.
Na sexta-feira, dia 23, os shows são de Luan Santana, Munhoz & Mariano, César Menotti & Fabiano e Henrique & Juliano.
Já o show inédito dos Embaixadores do Rodeio, Chitãozinho & Xororó e Bruno & Marrone será no sábado dia 24, as duplas sobem ao palco juntas em uma apresentação inédita. No Palco Esplanada mais um time de grandes astros: Paula Fernandes, Rio Negro & Solimões e Lu & Robertinho. Na grande final do Barretos International Rodeo, O Trio do Brasil, Creone, Parrerito e Xonadão.

 Gusttavo Lima e Jorge & Matheus: dois shows
na mesma noite na Festa do Peão de
Boiadeiro de Barretos (foto – divulgação)

Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos
Com 58 anos de história, a Festa do Peão de Barretos acontece de 15 a 25 de agosto, no Parque do Peão, em Barretos/SP (420 km da capital. Considerado o maior evento do gênero na América, a Festa de Barretos reúne todos os anos um público médio de 1 milhão de pessoas nos 11 dias.
Os melhores competidores de provas cronometradas e de montarias do Brasil e do Mundo passam pela arena de Barretos. O Estádio de Rodeios, projetado pelo mestre da arquitetura Oscar Niemeyer, fica lotado nas finais do Barretos International Rodeo, uma troca intensa de energia entre o público e os peões.
A cultura do peão estradeiro é mantida pela organização da Festa. Competições de toque do Berrante e Queima do alho relembram a época em que os animais eram guiados estrada a fora pelos tropeiros. A dança catira e a disputa no pau de sebo também estão presentes em todas as edições da festa.
As crianças também têm seu espaço dentro da Festa, é o Rancho do Peãozinho que reúne diversão com atividades socioeducativas. A Vila Ecológica é um projeto que representa um mini-mundo sustentável com o objetivo de levar às crianças diversão, e, ao mesmo tempo, noções de educação ambiental. Dentro do Rancho as crianças ainda recebem orientações de higiene bucal, lições de trânsito na Mini-Cidade, cuidados com os animais no Mini-Zoológico, reciclagem do lixo e origem dos alimentos na Mini-Fazenda.

Comentários