Educação também é tema de preocupação entre vereadores

Na manhã de terça-feira, 4 de junho (foto), a presidenta da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Pérola Maria Fonseca Cardoso e os vereadores Gilberto Alexandre de Moraes, Jesus Martins Batista e Luís Fernando Rosalino, visitaram a E. M. Alberto Gandur I e II, localizadas no Jardim Arapuã.
Os vereadores foram recebidos pela diretora Sônia Regina Carmelin e aproveitaram a oportunidade para verificar o trabalho da escola após o recebimento de denúncia onde consta a acusação de que os laboratórios de informática não contam mais com o auxílio de monitores terceirizados para auxiliar os professores durante as aulas de informática.
De acordo com a diretora Sonia Regina, os laboratórios de informática estão sem os monitores presenciais (instrutores) desde o fim de março, mas mesmo assim continuam sendo utilizados pelos alunos em companhia dos professores responsáveis. "A parte dos instrutores era a assistência técnica apenas, porque as aulas continuavam sendo ministradas pelos professores. Com a ausência deles, os professores têm se encarregado das aulas e ajudado na parte técnica quando é necessário. Mas já fomos informados de que em breve alguma empresa irá assumir a parte da monitoria e os instrutores voltarão para auxiliar os professores no trabalho", disse Sônia sobre o assunto.
Segundo informações do Diário Oficial do Estado, a Prefeitura de Jales já deu andamento a um novo processo licitatório para contratação de empresa que fará uso de software educacional. É de responsabilidade da empresa o treinamento e fornecimento dos instrutores
Na saúde
- Após o recebimento de algumas reclamações oriundas de munícipes, os vereadores da Câmara de Jales têm se revezado e realizado visitas a diversos postos de Estratégia de Saúde da Família, de Jales (ESF’s).
Desde quarta-feira, dia 29 de maio, a presidenta da Mesas Diretora da Câmara Municipal Pérola Maria Fonseca Cardoso e os vereadores Gilberto Alexandre de Moraes, Jesus Martins Batista, Luís Fernando Rosalino e Rivail Rodrigues Junior têm utilizado parte do dia para efetuar as visitas.
Os vereadores já estiveram nas ESF’s "Dr. Shiguero Kitayama", localizado no Roque Viola, "Dr. Getúlio de Carvalho", no Jardim Arapuã, "Leonísio Gambeiro" no Jardim Oiti e "Setuo Suetugo", localizado no Jardim São Jorge.
As visitas têm por objetivo apurar as reclamações recebidas dos moradores e analisar o trabalho efetuado nos postos de saúde. Em todos os postos de Estratégia de Saúde da Família os vereadores foram recebidos pelas gerentes ou enfermeiras responsáveis pelos locais.
"É de extrema importância que sejam realizadas estas visitas porque desta forma conhecemos melhor o trabalho dos postos de saúde, anotamos as necessidades de cada um deles, além de ter a oportunidade de sanar diversas dúvidas tanto nossas quanto da população", disse a vereadora Pérola sobre as visitas.
Após o término das visitas, os vereadores pretendem se reunir com a Secretária Municipal de Saúde Nilva Gomes e sua equipe, para apresentar as solicitações coletadas durante este período.
Audiência pública
– Na tarde da quarta-feira, 29 de maio, foi realizada no Plenário "Presidente Tancredo Neves" na Câmara Municipal , audiência pública da Saúde com a presença de todas as gerentes dos ESF’s jalesenses e equipe da Secretária Municipal da SaúdeNa ocasião o vereador Tiago Abra aproveitou a oportunidade para questionar ações e realizações da área. "Estamos trabalhando para uma Saúde cada vez melhor para Jales. É importante que estas audiências sejam apresentadas para sanar dúvidas e discutir metas de trabalho. Vamos ajudar no que for possível para que o atendimento seja cada vez mais satisfatório", disse o vereador.

Comentários