Novas normas de acesso à Santa Casa proporcionam segurança aos pacientes

No dia 2 de maio entraram em vigor as novas normas de acesso de visitantes e acompanhantes à Santa Casa de Jales.
Houve mudanças sobre diversos aspectos como os horários de visitas, a obrigatoriedade da apresentação do documento de identidade, bem como o uso do crachá de identificação, sinalização do hospital, proibição da entrada de alimentos, entre outros.

As normas foram informatizadas e adaptadas pelo profissional do setor de Tecnologia da Informação da Santa Casa, Eder Santos, que implantou um sistema de controle de entrada e saída de pessoas que fica gravado no banco de dados do hospital. O método organiza o acesso, traz segurança ao paciente e a todos que circulam no hospital e diminui o risco de infecção hospitalar, já que limita o número de pessoas que dão entrada ao ambiente em cada horário, evitando também o tumulto e acúmulo de pessoas nos horários de visitas.
A normatização foi um pedido do provedor da Santa Casa, José Pedro Venturini, que desde que assumiu a gestão do hospital, trabalha com a idéia de fazer "Tudo pelo Paciente". "Sei que a fase de adaptação não é fácil e acredito que num período de 30 dias ainda teremos mudanças para melhorar o sistema. Peço a compreensão de todos porque o que estamos fazendo é pela segurança de nossos pacientes, tendo como exemplo os mesmos métodos que já funcionam em muitos hospital do país", explicou.
Seguem abaixo as principais mudanças:

Nas unidades do SUS, os visitantes poderão entrar de dois em dois, revezando, caso haja mais visitantes. A apresentação do documento de identidade será obrigatória para o fornecimento dos crachás de identificação. O horário de visitação passa a ser das 16h00 às 19h00.
Na UTI geral é permitida apenas a entrada de um visitante interno sem revezamento e dois visitantes externos por vez, revezando. O horário de visita passará a ser das 10h30 às 11h00 e das 17h00 às 17h30.
Na UTI Neonatal, o horário já é diferenciado. Todos os dias, a visita é feita das 09h00 às 09h30 e das 20h00 às 20h30. As quartas-feiras, o dia é aberto às visitações dos avôs, das 14h30 às 15h00.
Os visitantes de pacientes internados pelos Convênios poderão entrar de dois em dois, revezando, caso haja mais visitantes. O horário de visitação passa a ser das 09h00 às 11h00, das 15h00 às 17h00 e das 19h30 às 21h00. Nos casos de visitas aos pacientes internados na forma particular, o horário passa a ser das 07h00 às 22h00.
Os visitantes e acompanhantes ao entrarem na Santa Casa receberão um crachá de identificação com as cores específicas de acordo com a unidade em que o paciente a ser visitado está internado. Nos corredores e rampas de acesso do hospital serão instaladas faixas de orientação de acordo com a cor da unidade, bem como placas de orientação também na mesma cor. Desta forma, o visitante e acompanhante bastará seguir as faixas e as placas de acordo com a cor do crachá.
É proibido trazer alimentos de fora, pois a equipe de nutrição planeja uma alimentação adequada ao estado de saúde de cada paciente.
Não trazer cigarros, bebidas ou drogas, sacolas, bolsas entre outros.
Cuidar da higiene pessoal, lavando as mãos e tendo outros cuidados necessários ao ambiente hospitalar.
Não entrar no hospital com trajes inadequados (saia curta, decote grande, bermuda curta, short, homens com camisetas cavadas, chinelos, etc.).

Comentários