Caravanas do PT-SP chegam à macrorregião da Noroeste Paulista e se reunem em Votuporanga

Neste sábado (11), lideranças e militantes do partido da região se reúnem na cidade de Votuporanga para o debate sobre organização partidária, programa de governo regionalizado e mobilização 2014
A macrorregião da Noroeste Paulista, composta por 52 municípios, recebe neste sábado, dia 11 de maio, as Caravanas do Partido dos Trabalhadores do estado de São Paulo. A atividade vai reunir vários dirigentes, parlamentares e outras lideranças do PT, além de militância e movimentos populares. O objetivo do encontro é definir estratégias para as eleições de 2014, além de debater a organização interna do partido e a formulação de um diagnóstico de cada região paulista. A Caravana será realizada Câmara Municipal, localizada na rua Venezuela, 3.189.
A programação tem início às 9h com credenciamento e composição da mesa de autoridades. Logo em seguida, ocorre a apresentação do diagnóstico político, econômico e social da macrorregião para identificação dos avanços do partido e os próximos desafios. Abre-se, após, para intervenções do público presente e debate. As lideranças presentes falam depois, por volta das 14h, fechando o Encontro e fazendo os devidos encaminhamentos.
Noroeste Paulista será a 11ª macrorregião a receber a edição 2013 das Caravanas do PT-SP. O Diretório já realizou o mesmo debate nas regiões da Mogiana (em Pirassununga), Campinas (em Limeira), na Baixada Santista (Praia Grande), Vale do Ribeira (em Barra do Turvo), Vale do Paraíba (em São José dos Campos), Itapeva (em Itararé), Sorocaba (em Sorocaba), Assis/Marília (na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo) e macro Bauru (na cidade de Jaú). No mesmo sábado, a Caravana do PT-SP desembarca na cidade de Araçatuba fazendo o debate com toda a militância daquela macrorregião. O objetivo é percorrer todas 20 macros até o final de junho.
O presidente do partido em São Paulo e deputado estadual, Edinho Silva, ressalta a importância desta mobilização para ouvir o PT, suas dificuldades e principais demandas, definindo estratégias para as eleições de 2014 e debatendo, de acordo com o perfil de cada região, um bom plano de governo para o Estado. "Este é o momento de conversarmos com toda a militância das macrorregiões visando, especialmente, a reeleição da presidenta Dilma [Rousseff] e a vitória do PT para governar o Estado", diz.
A macrorregião da Noroeste Paulista é composta pelas cidades: Álvares Florence, Américo De Campos, Aparecida D’Oeste, Aspásia, Cardoso, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Guarani D’oeste, Indiaporã, Jales, Macaubal, Macedônia, Magda, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Monções, Nhandeara, Nova Canaã Paulista, Ouroeste, Palmeira D’Oeste, Paranapuã, Parisi, Pedranópolis, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Riolândia, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara D’Oeste, Santa Fé Do Sul, Santa Rita D’Oeste, Santa Salete, Santana Da Ponte Pensa, São Francisco, São João Das Duas Pontes, São João De Iracema, Sebastianópolis Do Sul, Três Fronteiras, Turmalina, Urânia, Valentim Gentil, Vitória Brasil e Votuporanga.
Foco regional
Segundo Edinho Silva (foto), diferente das demais edições, as Caravanas 2013 serão divididas em duas estruturas organizativas: uma pelo interior e outra pela região metropolitana. "Porque são realidades distintas, com diferenças sociais, econômicas e, consequentemente, políticas", argumenta Edinho.
Na sua avaliação, a divisão das Caravanas em dois focos organizativos facilitará os debates de construção partidária e de diagnóstico regional. "Conseguiremos debater, de acordo com a realidade das regiões, os avanços e dificuldades na construção do PT e na formulação de propostas que dialoguem com a sociedade local". As Caravanas culminarão em Grandes Encontros reunindo as delegações das macrorregiões para definição de diretrizes do PT-SP.

Comentários