Secretaria de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais promovem I Curso de Hidroponia

Em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales/ SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente realizou o primeiro Curso de Hidroponia da região.
A Hidroponia é um sistema de cultivo, dentro de estufas e sem o uso de solo. Os nutrientes que a planta precisa para desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água enriquecida (solução nutritiva) com os elementos necessários: nitrogênio, potássio, fósforo, magnésio, dissolvidos na forma de sais. Basicamente qualquer água potável para consumo humano serve para hidroponia.
O curso contou com a adesão de vinte participantes e, segundo a secretária de Agricultura, Sandra Gigante, oito pessoas ficaram em uma lista de espera para a segunda edição. "Esse curso foi desenvolvido com o objetivo de atender aos produtores da agricultura familiar de Jales e oferecer uma nova opção de cultivo que pode beneficiar a população. Fiquei muito feliz com a quantidade de pessoas que nos procurou e que participou do curso, sem contar que para a próxima edição, já temos inscritos em uma lista de espera", disse Sandra.
Hidroponia
– As plantas são cultivadas em perfis específicos, 80 cm acima do solo, por onde circula uma solução nutritiva composta de água pura e de nutrientes dissolvidos de forma balanceada, de acordo com a necessidade de cada espécie vegetal. Esses perfis provêm o meio de sustentação para as plantas, sem necessidade de pedrinhas ou areia. A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter suas características.Vantagens – O produto final cultivado em hidroponia é de qualidade superior, com aproveitamento total, pois é cultivado em estufa protegida e limpa, livre das variações do clima, dos insetos, animais e outros parasitas que vivem no solo.

Comentários