Profissão: comerciário

Maria Ramires
presidenta do Sindicato dos Comerciários de Jales
Sempre quando nos aproximamos do 1º de Maio somos levados a reflexões sobre as condições dos trabalhadores em geral e dos comerciários mais especificamente, por ser a nossa categoria e mais do que isso, pelo fato de ser a maior categoria de trabalhadores do país e do mundo.
Só por isso já dá para dimensionar o nosso potencial que precisa se transformar em força real de mobilização e pressão, em busca de padrões salariais e benefícios mais compatíveis com a importância da nossa atividade como base para o desenvolvimento da nossa cidade e da nossa nação e para melhorar as condições das nossas famílias.
Um dos obstáculos para que isso pudesse acontecer era o fato de não sermos reconhecidos como profissão, apesar da nossa dimensão e da nossa luta de mais de 40 anos em defesa da regulamentação que finalmente acaba de acontecer.
Uma nova realidade começa a transformar a nossa situação, dando a nós comerciários um poderoso instrumento para a agilização das nossas reivindicações, pois como afirmou o presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo e tesoureiro da Força Sindical, Luiz Carlos Motta, com a efetiva regulamentação, os comerciários e as comerciárias brasileiras ganham em qualidade de vida e em melhores condições de trabalho.
Nessas alturas você pode estar perguntando: mas, afinal, o que muda, realmente, com a regulamentação? Muda muita coisa, mas principalmente o status em que nos encontramos como profissionais. Crescendo no conceito da sociedade e dos meios empresariais, certamente teremos muito mais conquistas a serem comemoradas, nos próximos primeiros de maio.
O reconhecimento da nossa atividade como profissão nos fortalece, mas as nossas conquistas dependem de cada um de nós. Afinal, só existem exércitos com soldados, só existem fábricas com operários e o comércio não pode existir sem os comerciários.
Sempre fomos profissionais, mas agora nossa atividade é reconhecida. Com isso, passamos a ser muito mais respeitados e esse respeito precisa ser convertido em novas conquistas. É assim que funciona.
No dia 1º de maio, nossa maior conquista está sendo comemorada em todo o país. Com a regulamentação o trabalho no comércio deixou de ser uma simples atividade e passa a ter os mesmos direitos e benefícios das outras profissões. É mais uma grande vitória da CNTC, das Fecomerciários e dos nossos sindicatos. Parabéns, comerciário! Sua vida começa mudar!

Comentários