A influência da TV na sociedade

Paulo Vinícius Soares e
Vanessa C. L.Casotti Ferreira da Palma

"Na infância você chora, te colocam em frente da TV / Trocando as suas raízes por um modo artificial de se viver / Ninguém questiona mais nada, os homens do ‘poder’ agora contam sua piada / Onde só eles acham graça, abandonando o povo na desgraça / Vidrados na TV, perdendo tempo em vão [...]". Música: Ditadura da Televisão – Ponto de Equilíbrio.
A ponto de ser considerado "o quarto Poder", a mídia, tendo seu maior representante a televisão, exerce grande influência na sociedade. Pode-se afirmar que a TV foia ferramenta audiovisual que mais contribuiu para fazer do planeta uma imensa aldeia global. Tornando-se acessível à grande maioria das pessoas, constituiu-se em uma forma de companhia, de diversão, de informação e de formação. Essa influência, porém, pode ser boa ou má.
É evidente que a televisão faz parte do cotidiano de todos e se tornou integrante permanente na formação das pessoas, dividindo espaço com a família e com a escola.
A TV é ainda o meio por excelência para obtenção de informações, seja reportando as constantes violações dos direitos do cidadão e outras mazelas da sociedade, seja proporcionando o contato com outros mundos, outros povos e culturas.
Tambémdá oportunidadede entretenimento para muitas famílias que, geográfica ou economicamente, estão isoladas.Campanhas de saúde, de incentivo à preservação do meio ambiente, pela paz, cidadania, e muitas outras, quando divulgadas e incentivadas pela televisão, ganham proporções enormes e trazem resultados muito além do esperado.
É, entretanto, também necessário ficar atento à influência negativa da televisão na sociedade. Temos que destacar que as redes de TV têm dono e, como qualquer tipo de empresa, expressamseus valores e ideologia, como forma de manipulação da massa telespectadora.
Ao exibir traição, sexo, rebeldia, pornografia, moda e outros mecanismos que roubam a atenção do indivíduo, a TV faz que o telespectador dependa exclusivamente daquilo que seja do interesse dela,fortalecendo a dependência do não agir e do não pensar nos problemas da sociedade. Nesse aspecto, não estimula a reflexão crítica nem respeita ou tenta preservar valores e costumes dos indivíduos, que, em sua maioria, cada vez mais escutam e veem, mas nada falam, ou seja, vivemos numa sociedade de receptores, em que não há reciprocidade de ideias.
Os assuntos transmitidos pela TV são os que são vividos, porém,do modo como são mostrados, acabampor banalizar a violência, a morte, a guerra, a desigualdade. O jornalismo sensacionalista e seus apresentadores idem: aproveitam-se das tragédias na corrida pela audiência e se autodeclaram os donos da verdade em suas opiniões. Nas campanhas eleitorais, noticiam acontecimentos em favor de um ou outro candidato, na medida em que convêm a seus interesses.
Portanto, é inegável que a televisão exerce uma enorme influência sobre todos, seja ela positiva ou negativa. Seu advento revolucionou a forma de comunicação entre os povos e, entre nós mesmos, nosâmbitos familiar e social. Também propicia o compartilhamento e concorre para a divulgação de informações importantes para a sociedade.
É necessário, no entanto, que se assista ao que é passado na TV com uma espécie de filtro, selecionando o bom conteúdo em detrimento do mau. O exercício do senso crítico é importante para fugir da manipulação, tendo em mente que é preciso saber usar a televisão para o cotidiano, e não deixar-se usar por ela. *Paulo Vinícius Soares: Acadêmico do Curso de Administração da UFMS – Campus de Três Lagoas. E-mail: paulovinicius3l@hotmail.com *Vanessa Cristina Lourenço Casotti Ferreira da Palma: Professora do curso de Direito da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  (UFMS) – Campus de Três Lagoas. E-mail: vanessacasotti@hotmail.com

Comentários