Reitor da UFTM assina escritura de área e programa construção de campus em Iturama (MG)


A escritura da área doada pela família do deputado federal Aelton Freitas (PR/MG) para a Universidade Federal do Triângulo Mineiro foi assinada na semana passada, em Iturama, pelo reitor da UFTM, Virmondes Rodrigues Júnior, pelo prefeito Claudio Burrinho e o vice Olegário Lima e familiares do deputado. A área será destinada para a construção da extensão da universidade em Iturama, e a doação foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) da universidade, por unanimidade, em dezembro do ano passado. A assinatura foi feita no gabinete do prefeito Burrinho.
O reitor da UFTM afirmou que em 2014 a universidade já terá as portas abertas para os alunos da região e garantiu que ainda neste ano as obras da expansão da UFTM em Iturama terão início. "Esta assinatura nos permite iniciar este ano ainda a construção dessa obra e, com toda certeza, em 2014 iremos iniciar um processo seletivo para início de aulas, assim como o uso 100% do Enem para a seleção dos alunos. Desde já queremos firmar esse compromisso", diz Rodrigues Júnior.
Segundo o reitor, a proposta de implantação inicial de três cursos – Agronomia, Química e Biologia – será submetida ao Conselho Universitário da UFTM e, posteriormente, ao Ministério da Educação, que deverá, em 2014, promover a liberação de recursos e vagas de professores e de servidores técnico-administrativos para atender a proposta de expansão em Iturama. "O início das atividades, em 2014, e o das obras, ainda em 2013, dependem de aprovação do Orçamento e da descentralização de crédito por parte do Ministério da Educação", diz, ressaltando que ainda sabe quanto será aplicado no campus do município, mas que projetos e valores foram garantidos pelos secretários Executivo e de Educação Superior do MEC.
O reitor aproveitou para agradecer a luta dos parceiros envolvidos nessa benfeitoria para Iturama, em especial a família do deputado Aelton Freitas, que doou a área. "Depois da chegada da universidade federal em Iturama, várias outras melhorias vão surgir e a cidade terá um desenvolvimento notório", avalia Virmondes.
Para Claudio Burrinho, a doação da área, a assinatura da escritura e a consequente implantação de um campus da UFTM em Iturama são fatos históricos, que marcam um divisor na linha do tempo da cidade. O prefeito destacou que o projeto era um sonho, que está sendo concretizado graças ao apoio do deputado Aelton Freitas e do atual prefeito de Uberlândia, o ex-deputado Gilmar Machado. Burrinho, Aelton e o reitor manifestaram, em entrevista, a alegria de concretizarem este sonho em beneficio para toda a população Ituramense e da região.
"Iturama vai viver um novo momento, fico muito feliz, porque foi muita luta e agora vemos o projeto virar realidade. Tenho orgulho e satisfação desse feito acontecer no meu mandato. Fico até emocionado com a magnitude que será essa universidade para o crescimento de nossa cidade e da nossa região" diz o prefeito, ressaltando sua gratidão para com o deputado Aelton e lembrando as lutas que passaram para conseguirem a implantação do campus da UFTM em Iturama.
Já o vice-prefeito Olegário Lima falou sobre o prestígio de poder conceder para a população esse grande investimento. "É uma alegria, um marco para o desenvolvimento não só de Iturama, mas de toda a região. É um momento histórico para a cidade, que viverá grandes mudanças após a instalação da universidade."
"É o momento dos meus sonhos, sonhei tanto com este dia, juntamente com o prefeito Burrinho. Valeu a pena esperar. Para muitos que não acreditaram, isso mostra que estamos trabalhando sério por Iturama e região. Fico muito feliz e muito realizado por essa conquista, que é a indústria sem chaminé, que fará Iturama crescer cada vez mais", diz o deputado, emocionado.
A área para a construção do campus da UFTM é de 54 mil m² e foi doada pelo deputado Aelton e sua família, sendo uma área de cinquenta e quatro mil m². Inicialmente, será construído prédio de 6 mil m², e a previsão é que os cursos de Agronomia, Química e Biologia terão início no início de 2014.

Comentários