Profissionais do Samu Regional Jales recebem capacitação de técnicos do Ministério da Saúde

Nesta semana o Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Regional Jales, que atende as cidades de Aparecida d’Oeste, Palmeira d’Oeste, Santa Albertina e Urânia, recebeu a visita de técnicos do Ministério da Saúde - MS - para a implantação do sistema de regulação de chamados.
Com o objetivo de integrar os chamados de atendimento das cidades abrangidas pelo Samu, os profissionais da unidade receberam treinamento e foram capacitados para melhor atender à população. Os técnicos do MS, Data SUS Regional SP, Cristiane Leite Finazzo, José Ailton da Silva e Rogério do Carmo orientaram o quadro atual de profissionais do Samu. O sistema inclui um computador servidor que regula todas as ações das equipes e os registra todos os procedimentos de atendimento, além de controlar a entrada e saída de viaturas da base operacional.
A Secretária Municipal de Saúde, Nilva Gomes, a chefe de gabinete da Secretaria Celma Crepaldi, o diretor do Consirj – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales e a coordenadora do Samu Regional Jales Marineusa Neves da Silva participaram de uma reunião com os técnicos do MS, que explicaram em detalhes como o sistema vai funcionar. Marineusa acredita que o novo sistema de regulação, quando estiver em pleno funcionamento, "vai beneficiar ainda mais a população, pois com todos os chamados registrados, fica muito mais fácil analisar os dados e verificar qual setor precisa de uma atenção maior".
O sistema ainda não está em funcionamento, pois o quadro de profissionais precisa ser preenchido com três técnicos auxiliar de regulação médica (TARM) e três rádios operadores. Espera-se que o quadro esteja completo até o final de abril. Desta forma, os técnicos do MS retornam e concluem o processo de implantação.

Comentários