MPF requisita informações à Secretaria de Aviação Civil sobre planos de investimento em aeroporto de Jales

O Grupo de Trabalho (GT) Transportes do Ministério Público Federal (MPF) enviou pedido de informação à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR) sobre se há previsão para investimento, bem como eventual cronograma para realização de obras necessárias, no aeródromo do município de Jales.
Lotado no município, o coordenador do GT Transportes, Thiago Lacerda Nobre, explica no ofício que a região carece de equipamentos na área de aviação civil – entre outras razões, por abrigar o Hospital do Câncer de Jales, que realiza 1000 procedimentos diários e recebe pacientes de várias partes do país.
Em dezembro último foi anunciado um Plano de Investimento de Recursos Federais na Infraestrutura de Aeroportos e Aeródromos do Interior do Brasil. Por meio do ofício, enviado ao Secretário de Aviação Civil, Moreira Franco, o procurador da República Thiago Lacerda Nobre defende que, de acordo com o interesse público, "existem razões para a recuperação e manutenção do aeródromo de Jales".
"O hospital realiza cerca de mil procedimentos diários em pacientes. Em razão da crescente demanda, a cidade precisa de um aeroporto adequado para receber não apenas os pacientes e familiares, mas também permitir que unidades aéreas de saúde, como UTIs móveis e helicópteros, se desloquem para a região", explica o procurador.
Thiago Lacerda Nobre lembra ainda que a cidade de Jales é sede de diversos órgãos federais na região – além do MPF, a Polícia Federal, a Receita Federal e uma série de instituições públicas estadais. Os aeroportos mais próximos de Jales estão situados a mais de 100km de distância, em São José do Rio Preto e Araçatuba; os dois municípios, aliás, receberão investimentos para melhorar a estrutura de seus aeroportos.
O município de Jales fica situado no noroeste do Estado de SP, próximo aos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. OHospital de Câncer de Jales, unidade do Hospital do Câncer de Barretos, presta atendimento oncológico para toda a região e para pacientes dos estados vizinhos.

Comentários