FOLHAGERAL: Cido Dutra deve assumir Secretaria de Esportes

"A primeira impressão que se tem de um governante e da sua inteligência é dada pelas pessoas que o cercam".
Maquiavel

É ele
Durante a semana o assunto foi tratado com seriedade pelo pessoal do mundo esportivo. Disseram que a SMECT deve mesmo ser desmembrada, e o nome de Aparecido Valentin Dutra é o primeiro da lista para assumir o cargo de secretário a pedido do vereador Nivaldo Batista de Oliveira, o Tiquinho.
Devagar
Na base do conta-gota, a na atual administração, os cargos de confiança vão sendo preenchidos conforme a necessidade. As pastas de Educação, e de Esportes, Turismo e Lazer estão sem titulares e não se sabe quando serão nomeados. Está difícil em encontrar alguém capacitado para o cargo ou não querem? É uma pena.
Tchau
Por 63 dias o contador Braz Baratela ficou como titular da Secretaria Municipal de Finanças. Dizem que ele não aguentou a metodologia política
Plano B
Com a rejeição do projeto de lei que abria crédito adicional especial, mesmo tentando convencer a todos que não haveria dinheiro público na jogada, a Comissão Organizadora da Facip, através de seu presidente Pedro Callado, vai lançar mão do sistema tradicional: recebe, paga e publica balancete com ou sem superávit.
"Magrelas"
O Código de Trânsito Brasileiro (Lei n° 9.503 de 23 de setembro de 1.997), diz em seu art. 24, item XVII que compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição: "registrar e licenciar, na forma da legislação, ciclomotores, veículos de tração e propulsão humana e de tração animal, fiscalizando, autuando, aplicando penalidades e arrecadando multas decorrentes de infrações" e no item "XVIII - conceder autorização para conduzir veículos de propulsão humana e de tração animal;".
Equipadas
Diz ainda o CTB em seu art. 105 que "são equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:
(…)
VI – para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.
Faz tempo
O Código entrou em vigor em 1.998, portanto 15 anos e até agora o município de Jales através da autoridade de trânsito, não tomou nenhuma providência para regularizar a situação.
Com certeza
A Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Trânsito, vai alegar que não tem como fiscalizá-los, já que a lei não foi regulamentada no município.
Só querer
Quando assumiu em 1° de janeiro de 1997 a Prefeitura de Jales, o professor Rato, mesmo com o caixa estourado, imediatamente providenciou o recapeamento de trecho da avenida Francisco Jalles que era só buraco. Tudo é questão de se querer fazer.
Perspectiva
A vereadora Pérola Fonseca passou os quatro anos de seu primeiro mandato sem luz própria no Legislativo. Pouco deu entrevista sobre política e o uso da tribuna não existiu. Se reelegeu graças ao bom trabalho realizado no HC de Jales. Neste mandato, foi orientada a mudar, partindo mais para o âmbito político. Pérola decidiu mudar, e agora faz política de olho em 2.016. Pode se agigantar politicamente.
Não listado
Quando todos esperavam a nomeação de João Roberto da Rocha (Porquinho) para a chefia de gabinete da SMECT, a prefeita Nice contrariou as regras da experiência e nomeou Reinaldo Azevedo (Rolinha) para o cargo.
Quando?
Está vencendo o prazo dado aos mototaxistas e motofretistas para que façam o curso de capacitação.
Chateados
Os vereadores da oposição deixaram o gabinete da prefeita Nice, quinta-feira, 7 de março, quando foram anunciar o comprometimento do secretário estadual Rodrigo Garcia em incluir Jales no programa creche escola, com o sentimento de que ela não ficou nada satisfeita com a reunião.
Não gostaram
Falando em oposição, ela está cuspindo fogo por ter a deputada Analice Fernandes (PSDB) ido a imprensa e anunciado que a inclusão de Jales no programa da creche escola foi uma conquista sua. O vereador Gilbertão disse que a deputada recebeu um ofício do ex-prefeito Parini solicitando apoio, mas que ela não protocolou junto ao órgão competente, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.
Mais gente
Os petebistas vão iniciar no dia 14 de março, em todo o país, uma grande campanha de filiação que vai durar 180 dias. A estratégia e detalhes da ação de mobilização petebista foram discutidos na última segunda-feira, 4 de março. O PTB em Jales é o que tem maior número de filiados.

Comentários