Deputado Itamar Borges é o novo lider do PMDB na Alesp

O deputado Itamar Borges (foto) foi eleito líder da Bancada do PMDB na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A bancada é composta pelos deputados Baleia Rossi, Itamar Borges, Jooji Hato, Jorge Caruso e Vanessa Damo.
Para Itamar Borges, a atividade exercida por um deputado na função de líder é parte essencial do processo legislativo. "Além de nortear a discussão e a votação de propostas, os líderes acumulam uma série de atribuições importantes, principalmente ligadas à articulação política e ao trabalho de unificação do discurso partidário", diz o deputado.
Durante as votações, cabe ao líder expressar a opinião de quem ele representa: o partido, o bloco parlamentar, a aliança entre dois ou mais partidos políticos que passam a atuar na Casa legislativa como uma só bancada, sob liderança comum, o governo ou a oposição. Ele também participa do colégio de líderes – órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do plenário.
No plenário, cabe ao líder orientar a bancada quanto ao voto; falar por sua bancada no período destinado às comunicações das lideranças, pronunciamentos feitos por líderes de blocos e partidos, a qualquer tempo da sessão.
Borges ressalta que, "o líder de partido tem a função de defender as concepções e ideologias políticas de suas siglas no plenário, função essa na qual me sinto muito honrado em desempenhar, pois o objetivo do PMDB é fortalecer as lideranças em todo o Estado para que possamos desenvolver um excelente trabalho em São Paulo e no país", encerra o parlamentar.

Comentários