Consultas serão pré agendadas nas ESFs a partir do dia 1º de abril

A partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril, todas as consultas realizadas nas Unidades de Saúde da Família (ESF) poderão ser pré-agendadas pelos usuários, evitando que eles se desloquem durante a madrugada para conseguirem agendamentos. A nova regra foi estabelecida pela prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice que prioriza um atendimento humanizado e mudanças no setor da saúde que beneficiem a população.
No dia 25 de fevereiro, Nice se reuniu com as representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza e Celma Crepaldi, a coordenadora do Estratégia de Saúde da Família, Gisele Lauer Murta, enfermeiras da atenção básica do município, gerentes das Unidades de Saúde da Família e médicos das ESFs, para pedir a padronização no atendimento aos pacientes.
Em comum acordo, os profissionais que participaram do encontro decidiram que, a partir do dia 1º de abril, as consultas sejam agendadas durante a semana, evitando que os usuários saiam de suas casas na madrugada para serem atendidos em uma unidade. "Com nosso novo método de trabalho, os usuários das ESFs podem agendar suas consultas para o dia seguinte ou para algum dia da mesma semana em que marcaram a consulta. Além disso, a Nice determinou que todos os pacientes sejam acolhidos com carinho e respeito, por toda a equipe, desde o médico até o agente comunitário de saúde", frisou Gisele.
Para a coordenadora do Estratégia de Saúde da Família (ESF), é importante que a população se conscientize e, no momento do agendamento, esteja com a carteirinha da unidade, RG, CPF e o cartão do SUS, necessários para agendar as consultas. "Algumas pessoas ainda se dirigem até as unidades sem suas carteirinhas da unidade que contém o número do prontuário ou sem nenhum documento, dificultando o trabalho da equipe que, em casos como esse, não podem realizar o agendamento".
Carreta do Hospital de Câncer
A carreta do Hospital de Barretos está em Jales realizando exames de mamografia em mulheres com idades entre 40 e 69 anos. Para agenda o exame, as mulheres devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. "Após o agendamento, a usuária receberá informações com o dia e horário para realizar seu exame".
Os profissionais que trabalham na Carreta atenderam as mulheres pertencentes à Unidade do JACB, do dia 22 ao dia 27 de março. O cronograma para os próximos dias é o seguinte: 28/03 a 03/04, Jardim Arapuã; de 04 a 09 de abril, Roque Viola; de 18 a 24 de abril, Jardim Paraíso; de 06 a 10 de maio, Uniamérica; de 13 a 15 de maio, PACS Rural; 16 a 21 de maio, Municipal; de 23 a 29 de maio, São Jorge; de 03 a 10 de junho, Oiti e de 11 a 13 de junho no Núcleo Central.
"É necessário levar os xerox dos documentos: CPF, RG, Cartão do SUS e comprovante de residência, para agendamento do exame", informou Gisele Murta.

Comentários