Casal de empreendedores de Jales se destaca no mercado de processamento de embutidos e defumados

O casal de empreendedores por natureza, ou melhor, por persistência, trabalha há 4 anos no Comboio de Jales vendendo principalmente carne suína defumada e embutida. Especialistas no ramo, os dois começaram juntos no próprio negócio em 2008, a partir do curso de Processamento Artesanal de Carne Suína, oferecido gratuitamente pela FAESP/SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), através do Sindicato Rural de Jales.
De lá para cá, devido a problemas de saúde, Adir decidiu mudar de profissão depois de trabalhar por 18 anos como serralheiro industrial de frigorífico. A iniciativa aliada à busca por um sonho antigo, o motivou a buscar outra atividade, para isso, ele completou os estudos com os cursos de Processamento Artesanal da Carne de Frango, Processamento Artesanal de Ovinos, de Peixe, entre tantos outros oferecidos pelo Sindicato Rural. "Apesar de ter boas condições financeiras, eu não tinha qualidade de vida, estava sempre longe da minha família e hoje, além de ter meu próprio negócio, ainda estou perto de todos que amo e isso não tem preço", disse.
O empresário conta que por ser um iniciante na atividade, desde o início investiu tempo e dinheiro em cursos que pudessem proporcionar total conhecimento do produto. O resultado de tanto esforço nota-se na satisfação dos clientes atendidos. "O atendimento é ótimo, o produto também é de excelente qualidade, superando até mesmo o sabor da carne de grandes marcas presentes no mercado", comentou o professor Domingos de Freitas Filho, primeiro cliente atendido pelo casal e consumidor fiel dos alimentos.
O segredo de Adir e Roselídia é a produção dos defumados e embutidos sempre frescos, feitos duas vezes por semana, sem estoque nem congelados, mantendo o sabor que agrada a clientela de Jales e até de outras cidades vizinhas como São José do Rio Preto, Catanduva e Andradina. "Minha dica para quem está começando é não desistir do sonho, procurar o SENAR para se capacitar profissionalmente porque para mim, foi como uma alavanca para começar a fazer aquilo que sempre gostei", conclui ele.
Realizados com o empreendimento, os dois vendem em média 120kg de carne suína por semana, trabalhando as quartas-feiras e aos sábados no Comboio e vendendo em empresas da região. Reconhecidos pelo profissionalismo, eles foram convidados para aplicar um treinamento de Processamento Artesanal de Carne Suína para um grupo de funcionários de uma grande empresa de Salvador (BA) ainda este ano.
Para o presidente do Sindicato Rural de Jales, José Candêo e para a coordenadora do SENAR, Lidiane Serra, é uma grande satisfação conhecer casos de sucesso como esse, de pessoas que se prepararam e conquistaram seu espaço no mercado usando o conhecimento, disposição e força de vontade.

Comentários