Ajuste o sono com o fim do horário de verão

Na virada de sábado (16) para domingo (17), termina o horário de verão - momento em que todos os relógios nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Tocantins e do Distrito Federal, devem ser atrasados em uma hora.
Para muitas pessoas, esta mudança tende a provocar alterações no sono, que podem causar irritabilidade, estresse e baixa produtividade. Cansaço, fraqueza muscular, dores de cabeça, mau humor, alteração do apetite e diminuição na capacidade de concentração são outros sintomas muito comuns.
De acordo com a consultora do sono Renata Federighi, é exatamente o conflito existente entre o horário do relógio e o horário biológico que causa tanto transtorno. "Se estamos acostumado a dormir às 23h no horário de verão, no horário normal começaremos a sentir sono por volta das 22h, já que o relógio será retrocedido em 1 hora. Porém, o primeiro passo para manter o sono em dia é respeitar os horários do relógio, ou seja, tentar ao máximo seguir a rotina. Se você costuma dormir às 23h, então tente fazer o mesmo depois da mudança de horário, por mais que sinta sono mais cedo. Manter uma regularidade faz com que o seu relógio biológico entenda e se adapte mais facilmente nosso horário. Quando a gente dorme, há alterações psicológicas e hormonais que dependem da regularidade do sono".
Com o fim do horário de verão, geralmente quem sofre mais são as crianças e os idosos. "Estas pessoas têm o horário mais rígido, por isso sentem mais dificuldade. No entanto, quem está acostumado com a variação no ritmo do dia não se prejudica tanto", acrescente Renata, que ainda nos dá mais algumas dicas simples que podem ajudar a manter o sono em ordem e evitar que a saúde seja comprometida:
– Escolha um ambiente com temperatura agradável, silencioso e escuro. A luz prejudica os ciclos biológicos e interrompe a produção hormonal (cortisol e melatonina), causando a sensação de cansaço pela manhã;
– Fique atento quanto à luminosidade. Dê preferência a caminhadas ao ar livre no final da tarde para se expor à última luminosidade do dia. Isso ajudará a atrasar o horário de início da sonolência no começo da noite;
– Escolha o travesseiro mais adequado ao seu biótipo e postura ao dormir. O travesseiro deve preencher completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90º no pescoço, mantendo coluna cervical e lombar sempre alinhadas. Durma, de preferência, de lado, com as pernas semiflexionadas e mantenha um travesseiro baixinho entre elas para evitar a rotação da coluna e os atritos entre os joelhos e os tornozelos;
· A mudança no organismo por conta do horário é inevitável, entretanto, dentro de alguns dias ou semanas (dependendo de cada indivíduo) a ordem temporal interna será restabelecida.

Comentários