A parte e o todo

Reginaldo Villazón
O Holismo (do grego Holos = todo, inteiro), também chamado Teoria Holística ou Visão Holística, é um pensamento antigo que se moderniza e ganha força. Ele diz respeito às relações entre as partes e o todo. Suas idéias centrais são – "As partes existem onde existe um todo. Não existe um todo sem as partes. As partes são o todo. O todo é maior do que a soma das partes".
O filósofo grego Heráclito de Éfeso (535 a.C. – 475 a.C.) dizia – "A parte é diferente do todo, mas é o mesmo que o todo." Outro filósofo grego, Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.), referia-se ao corpo humano como um organismo total vivo. Imaginá-lo em partes – dizia – era imaginá-lo morto.
Nos Estados Unidos, em 1854, na famosa carta ao presidente do país, o chefe indígena Seattle escreveu – "Somos parte da terra e ela faz parte de nós. Os picos rochosos, os sulcos úmidos nas campinas, o calor do corpo do potro e o homem, todos pertencem à mesma família. A terra não pertence ao homem, o homem pertence à terra. Todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo".
Em 1971, o físico alemão Werner Karl Eisenberg (1901 – 1976), ganhador do Prêmio Nobel de Física aos 31 anos, publicou o livro "A Parte e o Todo", no qual aponta o impacto das descobertas científicas, de forma holística, nas atividades da sociedade humana. É por isto que hoje o Holismo é aplicado em política, economia, saúde, educação, espiritualidade, ecologia, ética e outras atividades.
O grande problema do Holismo é que ele atribui responsabilidade ao indivíduo pelo que acontece com todos. Em outras palavras, o que acontece na cidade, no estado, no país e no mundo é responsabilidade de cada pessoa. Esta é uma situação que desagrada a maioria das pessoas.
Quando jovens de classe alta cometem crimes, os pais não assumem responsabilidade. Quando detentos que cometeram furtos aprendem a fazer assaltos à mão armada na prisão, as autoridades prisionais lavam as mãos. Quando meninas miseráveis se prostituem por dinheiro miúdo, os políticos ignoram. Quando a violência no trânsito mata inocentes, os motoristas afoitos continuam afoitos. Enfim, é confortável assistir os dramas alheios e pensar – "Eu não tenho nada com isso".
Se o Holismo é uma realidade universal, constatada por filósofos e cientistas, não há como fugir dessa realidade. Até os religiosos que acreditam num Deus que julga cada criatura como parte, fora do todo, terão que acreditar no Deus Holístico. E ninguém terá que carregar um peso enorme – maior do que pode suportar – por pensar e agir com responsabilidade perante a sociedade, o planeta e o universo. Basta que cada um se esforce em se comportar como um bom cidadão.
Não será tão difícil prestar mais atenção às responsabilidades na família, no trabalho, no comércio, no trânsito, no lazer. Cuidar mais da saúde, evitará sobrecarrega do sistema de saúde. Educar melhor os filhos, evitará que eles prejudiquem outras pessoas. Prestigiar os políticos ficha-limpa, evitará desvios do dinheiro público.
É bom saber que cada ação responsável – feita individualmente – está sendo somada a muitas outras ações responsáveis – isoladas na aparência – para dar um resultado total maior do que a soma.

Comentários