A importância da educação no Brasil

Por Giovani Alessandro de Mello e Diego Gilberto Ferber Pineyrua
A desvalorização da educação é o grande equívoco de um país. A educação tem se mostrado cada vez mais necessária e fundamental para o desenvolvimento de um país, em especial, de um país como o Brasil. Podemos observar os baixos salários em razão da falta de qualificação, o aumento crescente de investimentos do governo em políticas de saúde por conta da falta de conhecimento da população em medidas básicas preventivas e a necessidade de ampliação das vagas em presídios, pois sem educação aumenta a marginalidade.
Um país como o Brasil, com tantos recursos e com centros de formação profissional de excelência, deveria mudar o foco de investimentos e priorizar a formação de profissionais em educação, pesquisa e conhecimento, pois é nítida a ida de grandes profissionais para o exterior.
A educação como instrumento de mudança traz benefícios ao próprio país, uma vez que onde há um bom nível de educação, certamente há mais qualidade de vida, como, por exemplo, menores índices de doenças e epidemias.
A educação pode criar cidadãos mais críticos, que votem melhor: esse é um bom exemplo dos benefícios que a educação pode trazer à população, pois, certamente, as vantagens serão inúmeras.
Uma triste realidade da ausência de educação e qualificação no Brasil é a sobra de vagas de emprego nas empresas, por falta de profissionais qualificados, já que está havendo uma grande oferta de postos de trabalho no país – inclusive em concursos públicos (em determinadas regiões, os cargos deixam de ser preenchidos, pois a maioria dos candidatos não possui os requisitos mínimos para concorrerem às vagas.)
Aparentemente o Brasil possui bons planos de acesso – isso em todos os níveis de educação –, mas ainda há muita coisa somente no papel, sem dizer que é apenas o começo de uma longa jornada. Sem dúvidas, nosso país precisará expandir os investimentos em educação, assim estará combatendo a desqualificação profissional e como consequência estará tirando os jovens do caminho da exclusão e da criminalidade. Quantos gênios podem estar no meio da massa à espera da sua chance? O Brasil precisa de pessoas talentosas.
Não há mágica para resolver boa parte dos principais problemas do nosso Brasil. A solução está aí e é bem simples: basta aumentar os investimentos na educação e fornecer o acesso de todos a uma educação de qualidade. Assim, poderemos solucionar aberrações das áreas da saúde, segurança pública, corrupção entre outras. A solução é criar mais escolas, aumentar o nível de profissionalização dos professores, oferecer mais recursos como laboratórios e equipamentos destinados a pesquisa, aumentar o número de vagas nas escolas profissionalizantes, aumentar os programas de acesso aos cursos superiores. Como resultado, certamente o país precisará de menos presídios e menos leitos em hospitais.
Vamos olhar para a nossa história e ver que já erramos muito. Mais que discursos, são necessárias atitudes que visem a mudar os rumos do país, e isso passa pela valorização da educação. Porém, surge a questão: Será que a maioria de nossos políticos está interessada e disposta a realizar tal investida na educação em prol da melhoria de vida da população? Fechamos a reflexão com uma frase de Nelson Mandela: "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".*Giovani Alessandro de Mello: Acadêmico do Curso de Administração da UFMS – Campus de Três Lagoas. E-mail: giovani.rs@gmail.com*Diego Gilberto Ferber Pineyrua: Administrador e Professor Assistente da UFMS – Campus de Três Lagoas. E-mail: dferber15@hotmail.com

Comentários