PT faz acordo com o DEM, e elege Pérola, presidenta da Câmara


A vereadora Pérola Maria Fonseca Cardoso (PT), a segunda mais votada no pleito de outubro com 1.349 votos, foi eleita na manhã de terça-feira, 1º de janeiro, presidenta da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jales.
É a segunda vez na história do legislativo jalesense que uma mulher ocupa o cargo. A primeira mulher a assumir a presidência do Poder Legislativo foi Aracy de Oliveira Murari Cardoso.
Pérola recebeu seis votos dos dez vereadores empossados. Um acordo entre o PT e o DEM favoreceu a candidata petista contra o seu oponente Tiago Abra (PSB). Os vereadores Gilberto Alexandre de Moraes, Jesus Martins Batista e Nivaldo Batista de Oliveira, todos do DEM, o petista Luiz Fernando Rosalino e Rivail Rodrigues Júnior (PSB), elegeram Pérola.
Segundo Tiago Abra, havia um acordo firmado em ata que, se ele fosse candidato, o seu colega de bancada o apoiaria, fato que não aconteceu. Votaram em Tiago, os vereadores Claudir Aranda da Silva (PDT), Sergio Nishimoto (PTB) e André Ricardo Viotto (PSD).
Caso o vereador Junior Rodrigues tivesse votado em Tiago Abra, mesmo assim, a vereadora Pérola seria eleita por ter sido mais votada que o pesebista no pleito de 7 de outubro.
O vereador Nivaldo Batista de Oliveira (DEM) foi eleito vice-presidente, Jesus Martins Batista (DEM), 1º Secretário e Rivail Rodrigues Júnior (PSB) é 2º secretário. Todos tiveram seis votos.
Na primeira sessão ordinária do ano a ser realizada em 4 de fevereiro, os vereadores vão definir os membros da sete Comissões Permanentes com mandato de um ano.
Segundo o Regimento Interno da Câmara, as Comissões Permanentes devem ser eleitas na mesma sessão legislativa em quer for eleita a Mesa da Câmara. Como a sessão do dia 1° de janeiro era especial, ficou para fevereiro. As principais comissões são a de Constituição, Justiça e Redação e a de Orçamento, Finanças e Contabilidade.

Comentários