A lei da inércia

Reginaldo Villazón
O italiano Galileu Galilei (1564 – 1642) foi físico, matemático, astrônomo e filósofo. Deu grandes contribuições ao conhecimento humano. Inovou o jeito de fazer ciência por realizar experiências e dar a elas explicações teóricas. É considerado Pai da Ciência Moderna.
Galileu foi o primeiro cientista a observar e explicar a Inércia, uma idéia antiga proposta por filósofos. Ele a descreveu assim: "Um objeto que se move numa superfície plana e lisa prosseguirá na mesma direção e velocidade sempre, a menos que seja perturbado." Ou seja, para pôr um objeto em movimento eterno sobre uma superfície plana e lisa, basta aplicar uma força inicial.
Mais tarde, o cientista inglês Isaac Newton (1642 – 1727) publicou uma obra cheia de matemática, contendo a famosa Lei da Gravidade e três leis físicas sobre movimento dos objetos. A Primeira Lei de Newton ou Lei da Inércia ficou assim: "Todo objeto continua, em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja forçado a mudar por forças aplicadas nele." De forma simples: é preciso aplicar uma força para pôr um objeto em movimento e outra força para fazê-lo parar.
Na vida prática, tem-se a impressão de que a Lei da Inércia não funciona, pois tudo o que deve se manter em movimento – uma bicicleta, uma moto, um carro, um trem – precisa de um sistema de propulsão ativo o tempo todo. Se não, o objeto diminui o movimento até parar. Porém, isso acontece porque é preciso força para vencer a resistência dos atritos, dos desníveis do terreno, da massa de ar ao redor, da atração da gravidade.
Mas, também na vida prática vemos que a Lei da Inércia funciona. A bicicleta não pára de imediato quando o ciclista deixa de pedalar. A moto, o carro e o trem continuam em movimento por um bom trecho, mesmo com o motor parado. É por isto que existe o freio, para travar as rodas e diminuir o espaço de parada. Sabe-se que os grandes navios, tendo os motores desligados, continuam se deslocando nas águas por quilômetros.
Mais recentemente, os cientistas descobriram que a Inércia não acontece apenas com as coisas materiais, mas também com a energia. Isto explica porque os empreendimentos sociais, postos em ação por energias humanas coletivas, adquirem movimento próprio difícil de ser interrompido ou modificado.
Pois a Lei da Inércia, como sempre, será um grande problema aos prefeitos e vereadores em início de mandato que desejam realizar trabalhos produtivos em favor das suas comunidades. As Prefeituras e as Câmaras Municipais são estruturas sociais que há muito tempo se movimentam com lentidão e fora do rumo das suas finalidades. Daí, suas ineficiência e crises.
Para vencer forças inerciais poderosas, não basta querer. É preciso a ação conjugada de prefeitos e vereadores para aplicação de muita energia através de novos discursos, novas atitudes e muito trabalho. Infelizmente, o comportamento tradicional de grande parte de prefeitos e vereadores recém-empossados indica que a maioria deles não terá forças para exercer suas atribuições de forma melhor que seus antecessores.

Comentários