PEC acaba com salário de vereador em municípios até 50 mil habitantes


Se a PEC for aprovada, os dez vereadores do
município de Jales vão ficar sem os subsídios

Tramita no Senado Federal uma Proposta de Emenda Constitucional 35/2012 que determina que município com menos de 50 mil habitantes não deve pagar salário para os representantes do legislativo municipal.
Caso a proposta seja aprovada, nos 22 municípios que formam a subregião de Jales os vereadores ficariam sem o direito aos subsídios mensais.
Conforme o censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010, a população de Jales é de 47.007 habitantes.
A proposta de autoria do Senador Cyro Miranda (PSDB/GO), já tramita no Senado Federal e se aprovada pode começar a vigorar já em janeiro de 2013.
A PEC 35 também quer reduzir o repasse das prefeituras para a manutenção das câmaras desses municípios que hoje é de 7% da receita para 3,5%.
A proposta começou a tramitar no fim do mês passado e já conta com a adesão de 30 parlamentares e ganhou campanha nas redes sociais por sua aprovação.
De acordo com o senador, entre 1965 e 1975 só recebiam pagamentos os vereadores das capitais e das cidades com mais de 200 mil habitantes. A partir de 1975, todas as câmaras passaram a pagar os parlamentares. Para o senador, não faz sentido localidades pequenas, com pouca arrecadação, terem de desembolsar quantias elevadas para bancar legislativos municipais que se reúnem, na maioria das vezes, uma ou duas vezes por mês.

Comentários

Postar um comentário